PUBLICIDADE

Veneza proíbe caiaques e similares no Grand Canal

Medida tem o objetivo de melhorar o fluxo de embarcações locais; as gôndolas, no entanto, continuam liberadas (ufa!)

1 ago 2018 - 13h04
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Nada de caiaques, canoas, pedalinhos, ou pranchas a remo. A partir de hoje (1º), a cidade de Veneza bane completamente tais embarcações do Grand Canal, do Cannareggio Canal e de vias com grande fluxo de barcos de transporte público. As gôndolas, contudo, podem continuar a circular livremente.

Veneza proíve caiaques e similares no Grand Canal
Veneza proíve caiaques e similares no Grand Canal
Foto: Chris Jackson / Getty Images

Já havia uma proibição para essas embarcações circularem em horários de pico. Agora, no entanto, o movimento ficará restrito apenas a residentes. Ainda há restrições para os canais menores: neles, a proibição vai das 7 às 17h nos dias de semana e da 7 às 15h aos sábados.

Segundo a revista Condé Nast Traveler, empresas licenciadas ainda poderão oferecer passeios para turistas nessas embarcações, mas em horários restritos. Somente depois das 15h os tours estão liberados. "Isso cortará nossa operação de verão pela metade", disse à publicação Lucia Scudellaro, da Kayak Venice.

Em maio, gondoleiros e operadores dos ferry boats reclamaram da grande quantidade de embarcações pequenas nos grandes canais, atrapalhando o fluxo de transporte da cidade. Na ocasião, o prefeito da cidade, Luigi Brugnano, disse que tomaria medidas a esse respeito.

Por causa da grande quantidade de turistas - em 2016, atingiu o recorde de 22 milhões de pessoas -, Veneza vem adotando medidas restritivas para preservar a cidade das multidões. A cidade quer abolir os grandes navios de cruzeiro do Giudecca Canal (em frente à Praça São Marco). Embora o projeto tenha sido aprovado por autoridades locais, ainda não há datas previstas para sua implantação.

No ano passado, a cidade também proibiu a abertura de novas lojas de fast-food.

Veja também:

Viagem à bordo de yacht de luxo proporciona experiências exclusivas:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade