PUBLICIDADE

Dia Mundial do Livro: dicas de obras para quem gosta de viajar

São 15 títulos para quem adora viaajar [...]

23 abr 2024 - 08h19
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Parece até uma daquelas coincidências de enredo de ficção, mas é o Dia Mundial do Livro.

A data foi escolhida pela ONU para celebrar dois ícones da literatura mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes, cujas mortes foram no mesmíssimo 23 de abril de 1616.

E como aqui no Viagem em Pauta a gente gosta de viajar (na estrada e nas páginas de um livro), confira dicas de obras que têm as viagens como protagonistas.

Foto: Pexels.com / Viagem em Pauta

 

Dia Mundial do Livro: confira dicas

 

* As indicações são uma escolha do editor do Viagem em Pauta e não têm nenhum vínculo comercial ou editorial com as editoras

A primeira viagem ao redor do mundo

Antonio Pigafetta

(L&PM Livros)

por onde você vai viajar: Da Europa à Ásia, num roteiro alternativo para chegar às cobiçadas especiarias do Oriente, passando pelo Brasil, Patagônia e o oceano Pacífico.

como vai ser a viagem: Esse delicioso relato de viagem do italiano Pigafetta, um dos mais de 230 homens embarcados na empreitada, traz detalhes da viagem de três anos de uração nas cinco naus que fizeram a primeira circum-navegação no mundo, sob o comando de Fernão de Magalhães, em 1519.

Foto: Viagem em Pauta

Viagem ao redor do meu quarto

Xavier de Maistre

(Editora 34)

por onde você vai viajar: Dentro do quarto de um militar francês confinado por 42 dias, em uma fortaleza de Turim, após um duelo.

como vai ser a viagem: Em 42 capítulos breves, sobrou imaginação para Xavier de Maistre fazer uma viagem "seja lá aonde ela nos queira levar". Até Nietzsche e Machado de Assis teriam embarcado na proposta da viagem do francês (o escritor carioca, inclusive, confessou certa vez que bebeu no texto do confinado para escrever "Memórias Póstumas de Brás Cubas").

Reprodução
Reprodução
Foto: Viagem em Pauta

Volta ao Mundo em 72 dias

Nellie Bly

(Editora ÍMÃ)

por onde você vai viajar: Nova York, Inglaterra, França, Itália, Egito, Iêmen, Ceilão (atual Sri Lanka), Malásia, Singapura, Hong Kong e Japão.

como vai ser a viagem: A pioneira do jornalismo investigativo decidiu desbancar o clássico A Volta ao Mundo em 80, de Júlio Verrne, e propôs a seu editor fazer o mesmo roteiro em menos tempo. Para isso, tomou vapores, trilhou ferrovias e subiu em riquixás para provar que a estrada também é lugar de mulheres.

Foto: Viagem em Pauta

Nas selvas do Brasil

Theodore Roosevelt

(Edições do Senado Federal - volume 141)

por onde você vai viajar: Amazônia brasileira.

como vai ser a viagem: Entre dezembro de 1913 e abril de 1914, o 26º líder dos EUA seria um dos integrantes de uma viagem que mapearia o Rio da Dúvida, entre Rondônia e o Amazonas. Liderada por ninguém menos que Cândido Rondon, a Expedição Científica Rondon-Roosevelt durou cinco meses, dos quais 48 dias sem ver um ser humano sequer naquelas florestas intratáveis.

Foto: Domínio Público / Viagem em Pauta

Endurance: a lendária expedição de Shackleton à Antártida

Caroline Alexander

(Cia das Letras)

por onde você vai viajar: Geórgia do Sul e Antártica.

como vai ser a viagem: Terrível! Esses seriam apenas relatos escritos, não fossem os registros feitos pelo fotógrafo Frank Hurley, um dos 28 homens que ficaram à deriva no extremo sul do planeta, entre 1914 e 1916, desde que placas de gelo impediram a continuidade da "Expedição Transantártica Imperial", liderada pelo irlandês Ernest Shackleton, quem pretendia cruzar a Antártica a pé, de ponta a ponta.

Foto: Domínio Público / Viagem em Pauta

A Expedição Fawcett: jornada para a cidade perdida de Z

Brian Fawcett (org.)

(editora Record)

por onde você vai viajar: Serra do Roncador (Mato Grosso), Bolívia, Peru, Hong Kong e Sri Lanka.

como vai ser a viagem: Em textos inéditos organizados por Brian Fawcett, filho mais novo do explorador britânico Percy Fawcett, que encasquetou que no miolo do Brasil ficava um portal para uma cidade perdida lotada de ouro.

Foto: Viagem em Pauta

A expedição Kon-Tiki

Thor Heyerdahl

(editora José Olympio)

por onde você vai viajar: Do Peru à Polinésia Francesa.

como vai ser a viagem: Durante 101 dias, o norueguês Thor Heyerdahl, acompanhado de outros cinco homens e de um papagaio, viajou numa jangada de madeira para provar sua teoria de que a Polinésia Francesa foi povoada por povos da América do Sul.

Foto: Kon-Tiki Museum / Thor Heyerdahl Archives / Viagem em Pauta

Viagem

Graciliano Ramos

(editora: José Olympio)

por onde você vai viajar: Antigas repúblicas soviéticas e Checoslováquia.

como vai ser a viagem: Depois de viajar "como barata doida" por destinos como Ucrânia e Geórgia, o escritor alagoano registrou sua experiência em 'Viagem', livro póstumo publicado, em 1954, um ano após sua morte, que ganhou recentemente uma nova edição com ilustração de Cândido Portinari na capa e fotografias raras de Graciliano durante a viagem.

Nova edição de ‘Viagem’
Nova edição de ‘Viagem’
Foto: Viagem em Pauta

Os crepúsculos não cabem no mundo

Eduardo Vessoni

(editora Patuá)

por onde você vai viajar: Amazônia, Nordeste e Rio de Janeiro.

como vai ser a viagem: Em seu livro de estreia, o editor do Viagem em Pauta traz crônicas com curiosidades sobre as experiências do (antiviajante) Mário de Andrade, reunidas após uma extensa pesquisa de três anos em livros, crônicas, cartas, fotografias e cartões-postais.

Foto: Editora Patuá / Viagem em Pauta

Diário de uma repórter no Pantanal

Cláudia Gaigher

(Documenta Pantanal)

por onde você vai viajar: Pantanal.

como vai ser a viagem: Com 30 histórias vividas desde que a repórter se mudou para Campo Grande (MS), o livro vai das descobertas das primeiras viagens ao Pantanal aos catastróficos (e incendiários) últimos anos.

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

How to be a Carioca

Priscila Ann Goslin

(editora Livros TwoCan)

por onde você vai viajar: Rio de Janeiro.

como vai ser a viagem: Devido às inúmeras perguntas e dúvidas de amigos e familiares sobre o Rio, a autora, que viveu parte da sua vida no Brasil, dá dicas de forma bem-humorada para estrangeiros sobre o jeito carioca de ser e se virar na Cidade Maravilhosa.

Reprodução
Reprodução
Foto: Viagem em Pauta

Hippie

Paulo Coelho

(Companhia das Letras)

por onde você vai viajar: Europa e Ásia Central.

como vai ser a viagem: O premiado escritor brasileiro relata a experiência no Magic Bus, como era conhecida a viagem alternativa de ônibus até o lado de lá do mundo, nos anos 70. Considerada o livro mais autobiográfico do brasileiro, o autor descreve também suas experiências em Machu Picchu, no Peru, Amsterdã, na Holanda, e até um perrengue que teve em Vila Velha, no Paraná.

Até o fim do mundo

Paul Theroux

(editora Objetiva)

por onde você vai viajar: Nova Iorque, Patagônia, Irlanda do Norte, Irã, Afeganistão, entre outros destinos.

como vai ser a viagem: Em crônicas de viagens, publicadas em seis obras anteriores do autor, entre elas "O Grande Bazar Ferroviário", best seller de 1975 em que descreve deslocamentos sobre trilhos entre a Europa e a Ásia, da caótica Índia aos aborrecimentos na Transiberiana.

Foto: Viagem em Pauta

Crescer e Partir

Tamara Klink

(Editora Peirópolis)

por onde você vai viajar: Mar do Norte.

como vai ser a viagem: Tamara conta as histórias de sua primeira viagem em solitário, entre a Noruega e a França, no pequeno veleiro 'Sardinha' que comprou, aos 24 anos, sem que a família soubesse ou tivesse tempo de dissuadi-la da ideia.

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Sovietistão

Erika Fatland

(Editora Ayine)

por onde você vai viajar: Por países invocados como Coreia do Norte, Cazaquistão e Belarus, entre outros.

como vai ser a viagem: É uma viagem por 14 países e três repúblicas separatistas, em mais de 60 mil quilômetros de fronteiras elásticas, influenciadas pela Rússia, como a China, Mongólia, Ucrânia, Azerbaijão, além de países bálticos e escandinavos.

Foto: Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade