PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oscar da aviação elege os 10 melhores aeroportos do mundo

Os melhores terminais ficam na Europa e na Ásia; Brasil fica fora do top 10

18 abr 2024 - 17h01
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado há exatos 25 anos, o World Airport Awards divulga, anualmente, uma lista com os melhores aeroportos do mundo, a partir de avaliações feitas pelos próprios usuários.

Na edição deste ano, foram consideradas as respostas voluntárias de passageiros de mais de 100 nacionalidades, obtidas entre agosto de 2023 e março de 2024, no site worldairportsurvey.com.

Além dos melhores aeroportos do mundo, o prêmio destacou também terminais, em outras categorias, como a de "Melhor procedimento de segurança aeroportuária" para o Aeroporto Fiumicino, em Roma, na Itália.

Aeroporto Internacional de Hamad
Aeroporto Internacional de Hamad
Foto: Qatar Airways / Viagem em Pauta

Aliás, o Japão, que abriga dois dos melhores terminais do mundo, liderou também como vencedor em categorias como "Aeroporto mais limpo" (Haneda, em Tóquio), "Melhor staff" (Narita, em Narita) e "Melhor aeroporto regional" (Chubu Centrair International Airport, em Nagoya).

Dos mais de 570 aeroportos citados na pesquisa, a seguir, você conhece os 10 melhores aeroportos do mundo.

10. Istanbul Airport

Principal porta de entrada de estrangeiros que chegam em Istambul, na Turquia, esse terminal é o hub da companhia aérea Turkish Airlines e recebe voos domésticos e internacionais.

9. Zurich Airport

A 12 quilômetros de Zurique, o principal aeroporto da Suíça é também o hub da Swiss International Air Lines.

8. Munich Airport

O aeroporto de Munique, capital da Baviera, é um dos mais movimentados da Alemanha e um dos principais hubs da companhia aérea Lufthansa.

7. Dubai International Airport

Hub das companhias aéreas Emirates e Flydubai, a principal porta de entrada para esse emirado é imenso e megalomaníaco como tudo costuma ser em Dubai, que em 2022 foi o mais movimentado do mundo, em relação ao trânsito de passageiros internacionais.

6. Paris

O Charles de Gaulle, na capital francesa, é o maior aeroporto do país e funciona como o coração da Air France.

Novo A220-300 da Air France
Novo A220-300 da Air France
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

5. Tokyo Narita

O aeroporto internacional japonês, em Narita, fica na Área da Grande Tóquio e funciona como hub da Japan Airlines e All Nippon Airways.

4. Tokyo Haneda

A menos de 30 minutos do centro de Tóquio, esse aeroporto internacional é considerado também um dos mais movimentados do mundo.

3. Seoul Incheon

Esse ex-vencedor do título de "Aeroporto do Ano", no World Airport Awards, é o maior aeroporto da Coreia do Sul e também um dos mais movimentados em todo o mundo.

2. Singapore Changi

Presente em diversas listas dos melhores terminais do mundo, esse aeroporto de Cingapura é um dos mais movimentados do Sudeste Asiático e é famoso pelas experiências oferecidas aos passageiros.

1. Hamad International Airport

A primeira posição da edição 2024 do World Airport Awards fica em Doha, capital do Qatar, no Oriente Médio, e foi eleita por sua arquitetura e luxo das instalações.

A casa da Qatar Airways, companhia aérea local, conquistou também os títulos de "Melhor Aeroporto para Compras do Mundo" e de "Melhor Aeroporto do Oriente Médio".

"Esta é uma conquista notável para o Aeroporto Internacional de Hamad, que celebra o seu décimo aniversário de excelência operacional conectando passageiros de todos os lugares do mundo. Nosso investimento contínuo em instalações e iniciativas pioneiras em varejo e hospitalidade em um único terminal expansivo tornaram essa conquista possível", explica Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade