PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: risco de guerra com a Rússia está aumentando

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia advertiu que as tensões estão mais elevadas e o risco de guerra com Rússia aumenta

23 mar 2014 - 13h28
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
22 de março - Homens armados da Ucrânia e da Rússia são vistos numa em base área militar na cidade de Belbek, próximo à Sebastopol
22 de março - Homens armados da Ucrânia e da Rússia são vistos numa em base área militar na cidade de Belbek, próximo à Sebastopol
Foto: Reuters

O risco de uma guerra entre Ucrânia e Rússia aumenta, advertiu neste domingo o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrei Dechtchitsa, ao denunciar a mobilização de tropas russas na fronteira leste de seu país.

Os riscos "aumentam (...) ficam mais elevados", respondeu o chefe da diplomacia da Ucrânia ao ser perguntado pela rede americana ABC sobre as chances de eclosão de um conflito militar entre Kiev e Moscou.

"A situação está se tornando inclusive mais explosiva do que era há uma semana", disse Dechtchitsa no programa político dominical "This Week". "Neste momento, se as tropas russas invadirem as regiões do leste da Ucrânia, será difícil pedir aos ucranianos que vivem lá que não reajam a essa invasão militar", afirmou o ministro.

Dechtchitsa afirmou que seu país recorreu a "todas as medidas diplomáticas e sanções econômicas e financeiras para deter a Rússia". Mas, na Ucrânia, "não sabemos o que (o presidente russo Vladimir) Putin tem em mente e qual será sua decisão", completou.

Diante de manifestantes reunidos na Praça da Independência de Kiev, o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Parubi, havia afirmado que tropas russas estão preparadas para atacar a Ucrânia "a qualquer momento", declarou.

Quase ao mesmo tempo, o Ministério russo da Defesa indicou que Moscou "respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de tropas nas regiões na fronteira com a Ucrânia".

Tropas russas tomaram no final da noite deste sábado, com ajuda de pelo menos seis carros blindados, a base comandada por Mamchur, em um ataque no qual foram ouvidos disparos e ficaram feridas duas pessoas, um jornalista e um militar ucraniano.

Neste domingo, o governo ucraniano exigiu a libertação imediata do comandante Yuli Mamchur da base aérea de Belbek, na Crimeia, invadida por forças pró-russas no sábado, 22.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/">veja o infográfico</a>

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade