PUBLICIDADE

Europa

Governo da Ucrânia exige libertação de coronel detido na Crimeia

Comandante Yuli Mamchur foi sequestrado por forças pró-russas

23 mar 2014 - 11h15
(atualizado às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente interino da Ucrânia, Olekxandr Turchynov, exigiu neste domingo a libertação imediata do comandante Yuli Mamchur da base aérea de Belbek, na Crimeia, invadida por forças pró-russas no sábado, 22.

"Ontem à noite sequestraram um autêntico oficial e patriota, o coronel Yuli Mamchur. Exigimos o fim da agressão contra a Ucrânia e nossos cidadãos", disse Turchynov, citado pelo gabinete de imprensa do parlamento da Ucrânia.

Ele alertou para "provocações", "chantagem" e "sequestros de cidadãos ucranianos e militares" praticados "pelo contingente invasor" na Crimeia que "tenta ocupar bases ucranianas".

O presidente interino advertiu que tinha dado aos "serviços competentes" a ordem de preparar "medidas de resposta apropriadas". Ele ordenou às forças de segurança ucranianas a elaboração de um plano de reação para resistir às detenções de militares e cidadãos ucranianos na península, incorporada nesta semana pela Rússia.

Tropas russas tomaram no final da noite de ontem, com ajuda de pelo menos seis carros blindados, a base comandada por Mamchur, em um ataque no qual foram ouvidos disparos e ficaram feridas duas pessoas, um jornalista e um militar ucraniano.

Mamchur foi um dos primeiros a exigir ao Ministério da Defesa da Ucrânia que decidisse o futuro dos militares ucranianos lotados na Crimeia. Há dez dias, ele alertou os comandantes militares do país que os militares ucranianos na Crimeia estavam cientes de que não poderiam "resistir por muito tempo contra tropas russas maiores, melhor armadas e preparadas".

Com informações da EFE e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade