PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia ordena recuo de todas as tropas da Crimeia

Nos últimos dias, as forças russas tomaram quase todas as bases ucranianas da península, que na semana passada foi incorporada à Rússia

24 mar 2014 - 06h31
(atualizado às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, ordenou nesta segunda-feira o recuo de todas as unidades das Forças Armadas da Ucrânia instaladas na península da Crimeia.

"O Conselho Nacional de Segurança e Defesaordenou ao Ministério da Defesa a retirada das unidades militares alocadas na República Autônoma da Crimeia", comunicou Turchinov aos grupos parlamentares da Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia.

A península foi incorporada à Rússia na semana passada, apesar das sanções e dos protestos ocidentais.

O anúncio de Turchynov marca uma mudança de posição das autoridades ucranianas, que até agora haviam autorizado os militares a atirar para defender suas bases.

Apesar disso, nos últimos dias as bases ucranianas caíram quase sem combates para os russos.

As forças russas e pró-Moscou também assumiram o controle de vários navios da frota da Ucrânia, que estão essencialmente ancorados nos portos da península.

Na manhã desta segunda-feira, as forças russas tomaram a base militar ucraniana de Feodosia, em uma operação que deixou vários marinheiros ucranianos feridos.

De acordo com o ministério da Defesa da Ucrânia, entre 60 e 80 militares foram capturados.

Com a nova ordem, todos os militares ucranianos da Crimeia se uniram às tropas russas ou estão abandonando a península, afirmou o vice-primeiro-ministro da península, Rustam Temirgaliev, citado pelas agências russas.

"Todos os militares ucranianos da Crimeia passaram ao lado russo ou estão abandonando o território da república", disse Temirgaliev à imprensa em Simferopol, capital da Crimeia.

Nos últimos dias, as forças russas tomaram, praticamente sem combates, quase todas as bases ucranianas da península, que na semana passada foi incorporada à Rússia.

Com informações da AFP e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade