PUBLICIDADE

Europa

Tropas russas tomam base naval ucraniana na Crimeia

Ataque deixou vários soldados leais a Kiev feridos

24 mar 2014 - 03h53
(atualizado às 05h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Tropas russas tomaram nesta segunda-feira uma base da infantaria marinha da Ucrânia em Feodosia, na Crimeia
Tropas russas tomaram nesta segunda-feira uma base da infantaria marinha da Ucrânia em Feodosia, na Crimeia
Foto: Shamil Zhumatov / Reuters

Tropas russas tomaram nesta segunda-feira uma base da infantaria marinha da Ucrânia em Feodosia, na Crimeia, após um ataque que deixou vários soldados leais a Kiev feridos, publicou o jornal Ukrainskaya Pravda. O ataque aconteceu depois da negativa dos infantes da marinha de abandonar sua base sem as armas e os veículos, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Vladislav Selezniov.

O ataque à unidade de Feodosia, uma das últimas que ainda guardavam lealdade à Ucrânia, começou por volta das 5h (local, 23h de domingo em Brasília), com a ajuda de helicópteros e carros blindados russos. Forças especiais de ataque "desceram dos helicópteros, enquanto dois blindados e duas dezenas de soldados rodearam o perímetro e bloquearam o acesso à base", explicou Selezniov no Facebook.

"Às 6h local, três blindados saíram da base com forças especiais (russas) a bordo", detalhou o porta-voz de Defesa, que ainda informou que a bandeira da Ucrânia hasteada na unidade foi baixada.

Pouco antes, o pessoal da base ucraniana manifestou às tropas russas a disposição de deixar a unidade e sair da Crimeia para a parte continental da Ucrânia, mas a bordo de seus veículos e com todo o armamento. Os oficiais de Moscou, no entanto, exigiam que deixassem tudo na base.

"Somos militares, respondemos por nossos meios/técnicos, nosso armamento. Não fomos tomados nem vencidos, e não vemos nenhuma razão para devermos deixar tudo aqui", disse ontem à noite o capitão ucraniano Aleksandr Lantuj, que advertiu que sua unidade se defenderia com fogo real caso fossem atacados.

Tropas russas e soldados das chamadas autodefesas da Crimeia tomaram desde sábado o controle de quase todas as unidades, navios de guerra e bases militares que até então resistiam a mudar de lado ou abandonar seus destacamentos.

No sábado caíram o aeroporto militar de Belbek, nos arredores de Sebastopol, uma unidade da armada em Novofiodorovsk e vários navios de guerra. Ontem, a Marinha ucraniana perdeu sua embarcação "Slavutych" e seu único submarino, o "Zaporozhiye", vários navios de guerra ficaram presos no lago Donuzlav, e seu Centro de Operações Psicológicas e de Informação, situado em Simferopol, capital da república foi incorporado na semana passada à Rússia.

Pelo menos três oficiais ucranianos, entre eles o comandante da base aérea de Belbek, o coronel Yuli Mamchur, e o comandante adjunto da Armada da Ucrânia para a Defesa do Litoral, o general Igor Voronchenko, foram presos pelas autoridades crimeanas.

Somente após estas detenções o ministro da Defesa ucraniano anunciou que nos próximos dias tomará uma decisão sobre a evacuação de algumas unidades militares instaladas na Crimeia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade