PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia lança operação "antiterrorista" no leste e prende 70

Separatistas foram presos por invasão a prédio de governo regional em Kharkiv, leste da Ucrânia; presidente da Ucrânia disse que manifestantes serão tratados como terroristas

8 abr 2014 - 08h48
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov, acompanhou oficial de serviços de segurança em relatório que culpou a Rússia por mortes em manifestações
Ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov, acompanhou oficial de serviços de segurança em relatório que culpou a Rússia por mortes em manifestações
Foto: Reuters

A Ucrânia lançou uma operação "antiterrorista" na cidade de Kharkiv, no leste, e cerca de 70 "separatistas" foram presos por ter invadido o edifício da governo regional, disse o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, nesta terça-feira.

Em sua página no Facebook, Avakov disse: "Uma operação antiterrorista foi lançada. O centro da cidade está bloqueado, assim como as estações de metrô. Não se preocupem. Uma vez terminada, vamos reabri-las."

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/">veja o infográfico</a>

O Ministério do Interior afirmou que os detidos eram suspeitos de "atividade ilegal relacionada ao separatismo, à organização de distúrbios em massa, danos à saúde humana" e a violação de outras leis.

Separatistas tratados como criminosos e terroristas

Os "separatistas" que "pegam armas, que invadem edifícios, serão tratados como está previsto na Constituição e nas leis, como terroristas e criminosos", declarou o presidente ucraniano interino Olexander Turchynov.

Turchynov afirmou que as forças de segurança enviadas para retomar o prédio da administração local na cidade de Kharkiv foram alvos de "armas de fogo e granadas".

"Vários integrantes das forças de segurança ficaram feridos", disse.

Em sua página no Facebook, o ministro do Interior, Arsen Avakov, anunciou três agentes feridos.

Turchynov disse que espera que em breve sejam liberados os edifícios dos serviços de segurança (SBU) de Lugansk e da administração local de Donetsk, onde na segunda-feira os ativistas pró-Moscou declararam uma "república soberana".

Também informou que as autoridades tiveram que enfrentar "tentativas de provocações separatistas nas regiões de Dnepropetrovsk e Nikolayevsk".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade