PUBLICIDADE

Europa

Turquia: Erdogan anuncia candidatura à presidência

Candidatura de Erdogan era considerada certa desde que seu partido obteve vitória esmagadora nas eleições municipais de 30 de março, apesar dos protestos contra seu governo

1 jul 2014 - 08h29
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan aborda os membros do seu partido AKP, durante uma reunião no Parlamento turco, em Ancara, em 24 de junho</p>
Primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan aborda os membros do seu partido AKP, durante uma reunião no Parlamento turco, em Ancara, em 24 de junho
Foto: Stringer / Reuters

O primeiro-ministro islamista conservador turco Recep Tayyip Erdogan, que governa o país há 11 anos, é candidato à presidência na eleição de agosto, anunciou o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Nosso candidato às eleições presidenciais é nosso presidente geral e deputado por Istambul Recep Tayyip Erdogan", declarou Mehmet Ali Sahin, vice-presidente do AKP em um evento em Ancara.

As eleições de 10 e 24 de agosto acontecerão pela primeira vez por sufrágio universal. Até agora o presidente era eleito pelos deputados.

Caso as pesquisas sejam confirmadas, Erdogan, de 60 anos, vencerá a eleição e terá um mandato de cinco anos à frente do Estado. Ele seria assim o político a permanecer mais tempo no poder desde o fundador da República Turca, Mustafa Kemal Atatürk.

A candidatura de Erdogan era considerada certa desde que o AKP conseguiu uma vitória esmagadora nas eleições municipais de 30 de março, apesar dos protestos contra sua forma de governar, considerada "autoritária", e um escândalo de corrupção sem precedentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade