PUBLICIDADE

Europa

Torre Eiffel completa 125 anos

Um dos monumentos mais copiados do mundo faz 125 anos nesta segunda-feira

31 mar 2014 - 08h06
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><strong>Paris: </strong>a Torre original demorou dois anos para ser construída e foi inaugurada em 31 de março de 1889, sendo um dos maiores símbolos da cidade francesa</p>
Paris: a Torre original demorou dois anos para ser construída e foi inaugurada em 31 de março de 1889, sendo um dos maiores símbolos da cidade francesa
Foto: AFP

O que Tóquio, Las Vegas, Hangzhou e Tegucigalpa têm em comum? Todas estas cidades possuem uma réplica (mais ou menos parecida com a original) da Torre Eiffel, a marca registrada da cidade de Paris que se tornou símbolo da cidade turística há 125 anos.

Construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, a Torre foi pensada para a data do centenário da Revolução Francesa. Ela foi considerada uma estrutura revolucionária para a época.

A Torre Eiffel levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales em 31 de março de 1889 que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

O monumento de ferro é provavelmente o mais copiado no mundo, mesmo não se sabendo quantas existem. Muitas ficaram bastante famosas, como a cópia em Tóquio ou em Las Vegas.

O preço do sucesso

Nunca houve restrições de direitos autorais sobre a estrutura original, inaugurada em 1889. Desde os vendedores  ambulantes que vendem bugigangas ao pé da torre original até megalomaníacos promotores imobiliários - qualquer um é livre para copiar a torre.

Mas, o nome de "Torre Eiffel" é uma marca registrada. Quem quiser, por exemplo, nomear um perfume ou um restaurante depois que a estrutura deve pagar royalties – e a quantia depende do tamanho do empreendimento.

Da mesma forma, a iluminação dourada deslumbrante da torre, projetada pelo engenheiro Pierre Bideau e inaugurada na véspera de Ano Novo de 1985, é visto um trabalho intelectual - e assim a reprodução não é permitida.

Com informações da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade