Script = https://s1.trrsf.com/update-1765207508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Terminais do maior aeroporto de Paris vão mudar de nome para facilitar circulação dos passageiros

Vai ser o fim do 2A, 2B e 2G, que desorientavam alguns passageiros: os terminais do aeroporto Paris-Charles-de-Gaulle serão nomeados com apenas um número, de 1 a 7. A medida entrará em vigor em março de 2027, revelou nesta segunda-feira (8) a empresa que administra os aeroportos da capital francesa.

8 dez 2025 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários

Atualmente, no principal aeroporto francês, a mais importante porta de entrada no país, os terminais vão do 1 - o primeiro a ser inaugurado, em 1974 - até o 3, com múltiplas variações do 2 em diferentes edifícios: 2A, 2B, 2C, 2F e até 2EK, 2EL, 2EM.

Um passageiro busca informações nos painéis que indicam a partida dos voos no aeroporto Paris Charles de Gaulle, em imagem de ilustração.
Um passageiro busca informações nos painéis que indicam a partida dos voos no aeroporto Paris Charles de Gaulle, em imagem de ilustração.
Foto: Reuters/Gonzalo Fuentes / RFI

Segundo o Grupo ADP (Aeroportos de Paris), "vários passageiros, especialmente os internacionais e os em conexão, relatam dificuldades para se orientar e se localizar no aeroporto", que recebeu, em 2024, cerca de 70 milhões de viajantes. Uma ampla consulta pública foi realizada no último verão europeu, entre julho e agosto desse ano, reunindo 17 mil participantes e 20 mil opiniões.

O objetivo das novas denominações é tornar os deslocamentos "perfeitamente intuitivos para todos os passageiros, especialmente os em conexão, que representam mais de 30% dos passageiros diários" que utilizam a plataforma, destacou a ADP em comunicado.

Números e não letras

Com a mudança, "os terminais terão apenas um número e não mais um número e/ou uma letra" e "a numeração dos terminais seguirá o fluxo percorrido pelos passageiros que chegam de carro ou pelo RER (trem urbano)".

Assim, o terminal 1 manterá seu nome, mas "cada terminal seguinte terá um número, em ordem crescente", até o 7. O atual 2E, por exemplo, passará a ser o Terminal 5 e o 2F, o 6.

As salas de embarque, uma vez passados os controles de segurança, receberão letras distintas.

O prazo de março de 2027 foi escolhido pela ADP para coincidir com a abertura prevista da linha ferroviária direta CDG Express, que ligará Paris-Charles-de-Gaulle à Gare de l'Est, em Paris, em 20 minutos, com trens disponíveis a cada 15 minutos.

A ADP, controlada em 50,6% pelo Estado, destacou que essa obra implicará na mudança ou instalação de três mil placas nos terminais e 600 nos estacionamentos, além de 250 "objetos de sinalização viária".

A empresa também prometeu que essa mudança será o "ponto de partida de uma transformação completa da experiência dos passageiros nos próximos anos".

Projeto será detalhado esta semana

Outros detalhes do projeto serão divulgados na próxima quinta-feira (11), mas o jornal Le Parisien adianta que a verba é estimada em € 4,5 bilhões. A maior parte será dedicada às novas infraestruturas, previstas para serem inauguradas entre 2035 e 2050.

Philippe Pascal, presidente do Grupo ADP, disse ao veículo que o sistema de nomeação dos terminais do aeroporto francês é único no mundo, mas que, ainda assim, gera dúvidas e confusões.

"Eu pego como exemplo o 'T2EM': os passageiros internacionais sofrem com isso e não deixam de destacar em suas avaliações. Imagine um passageiro vindo de Tóquio, em conexão em Paris para um destino final em Nova York. Ele pode chegar a uma sala e reembarcar em outra, ambas com o mesmo nome de terminal, mas geograficamente muito distantes. Isso é perturbador", disse.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade