PUBLICIDADE

Europa

Rússia convoca embaixador na Ucrânia para consultas

23 fev 2014 - 19h42
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia anunciou neste domingo que chamou seu embaixador na Ucrânia de volta para Moscou para consultas sobre a "deterioração da situação" em Kiev, um dia depois da deposição do presidente Viktor Yanukovich.

"Dada a deterioração da situação na Ucrânia e a necessidade de uma análise ampla da situação, foi tomada a decisão de reconvocar o embaixador russo na Ucrânia para consultas em Moscou", informou o governo russo em comunicado.

Rússia reclama de desrespeito a acordo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, neste domingo, que os opositores de Viktor Yanukovich na Ucrânia descumpriram um acordo de paz que assinaram na sexta-feira ao tomarem o poder, disse a chancelaria russa.

Na segunda conversa telefônica entre ambos em dois dias, Lavrov disse a Kerry que "a coisa mais importante agora é sustentar para o cumprimento completo" do acordo mediado por três diplomatas de alto escalão da União Europeia, disse o ministério russo. "A oposição ucraniana está se desviando do acordo, tendo, de fato, tomado o poder em Kiev, recusado a se desarmar e continuado a colocar suas apostas na violência", disse Lavrov a Kerry, de acordo com o comunicado. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade