PUBLICIDADE

Europa

Turchinov: integração da Ucrânia à UE é prioridade

Presidente ucraniano em exercício pregou respeito a Rússia, mas cobrou reconhecimento à escolha europeia

23 fev 2014 - 17h46
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchinov, disse neste domingo que o país está pronto para conversar com a liderança da Rússia para tentar melhorar as relações, mas deixou claro que a volta de Kiev à integração europeia é a prioridade. Em discurso à nação, Turchinov disse que a nova liderança ucraniana, após a deposição de Viktor Yanukovich, está pronta para um diálogo com a Rússia para colocar as relações em "um patamar novo, igual e de boa vizinhança, que reconheça e leve em consideração a escolha europeia da Ucrânia".

"Outra prioridade", disse ele, "é retornar ao caminho da integração europeia". Ele também afirmou que um dos desafios do próximo governo é estabilizar a economia, que ele disse correr risco de descumprir suas obrigações.

Rússia reclama de desrespeito a acordo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, neste domingo, que os opositores de Viktor Yanukovich na Ucrânia descumpriram um acordo de paz que assinaram na sexta-feira ao tomarem o poder, disse a chancelaria russa.

Na segunda conversa telefônica entre ambos em dois dias, Lavrov disse a Kerry que "a coisa mais importante agora é sustentar para o cumprimento completo" do acordo mediado por três diplomatas de alto escalão da União Europeia, disse o ministério russo. "A oposição ucraniana está se desviando do acordo, tendo, de fato, tomado o poder em Kiev, recusado a se desarmar e continuado a colocar suas apostas na violência", disse Lavrov a Kerry, de acordo com o comunicado. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade