PUBLICIDADE

Europa

Partido responsabiliza presidente por "banho de sangue" na Ucrânia

23 fev 2014 - 11h41
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O partido do presidente deposto Viktor Yanukovytch o acusa em um comunicado de ser o "responsável por acontecimentos trágicos" na Ucrânia e condena sua "traição". "A Ucrânia foi traída. Provocaram o confronto entre o povo. E toda a responsabilidade recai sobre Yanukovich e seu entorno mais próximo", afirmou em uma declaração o grupo parlamentar que foi a principal base de apoio do chefe do Estado destituído.

Os deputados do Partido das Regiões condenaram as "ordens criminosas que afetaram simples cidadãos, soldados e oficiais".

"Condenamos a fuga e pusilanimidade de Yanukovich. Condenamos a traição", diz o documento. Segundo o texto, a "Ucrânia foi enganada e saqueada, mas isto não é nada comparado com a dor de dezenas de famílias que perderam seus seres queridos em ambos os lados das barricadas".

O PR, acrescentaram os deputados, tem mais de um milhão de militantes e representa os interesses de mais de 10 milhões de eleitores.

"Estamos no Parlamento para servir à Ucrânia e seu povo", diz a declaração, enfatizando que as diferenças ideológicas "não são um impedimento para trabalhar conjuntamente pelo bem do país".

"Pode existir diferenças de opiniões, mas o objetivo é um: uma Ucrânia unida, forte e independente", afirma a nota.

A Rada Suprema (Parlamento) designou hoje como presidente interino do país Alexandr Turchinov, braço-direito da ex- primeira-ministra Yulia Tymoshenko e desde ontem chefe do Legislativo. Ontem, a Rada Suprema destituiu Yanukovich, atualmente com paradeiro desconhecido, da chefia do Estado por abandono de suas funções.

Com informações da Efe e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade