PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: UE diz estar pronta para acordo depois que governo assumir

23 fev 2014 - 11h30
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia disse neste domingo que está pronta para concluir um acordo de comércio com a Ucrânia assim que um novo governo for formado, e que acredita que esse acordo é de interesse de ambas as partes e será assinado.

A crise na Ucrânia começou no ano passado quando o presidente Viktor Yanukovich deu as costas a uma proposta de acordo com a União Europeia em favor de uma maior aliança com a Rússia, que prometeu emprestar a Kiev 15 bilhões de dólares e reduzir o preço do gás.

"Eu acredito que sim, eles (ucranianos) irão assinar o acordo", disse o comissário de comércio da UE, Karel De Gucht, em uma entrevista na televisão ao Sky News neste domingo. "Eu não sei quando. Primeiro eles precisam de um governo para isso, e ele terá que tomar uma decisão democrática e tem que ser em uma situação estável."

Também neste domingo, o Comissário Europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, disse que a UE está pronta para oferecer ajuda substancial para a Ucrânia. Como De Gucht, ele afirmou que ter um governo estável é um pré-requisito.

O acordo sempre esteve na mesa para a Ucrânia, disse De Gucht. Mas ele acrescentou que o pacto não implica em garantia à Ucrânia de adesão completa a UE.

"Nós podemos e eu acho que devemos fazer (o acordo de comércio). Isso não significa que eles se tornam um membro da UE. Isso é completamente outra coisa."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade