PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: destituído, Viktor Yanukovich continua com paradeiro desconhecido

23 fev 2014 - 07h36
(atualizado às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante coletiva de imprensa em Kiev em 2011</p>
Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante coletiva de imprensa em Kiev em 2011
Foto: Gleb Garanich / Reuters

O presidente ucraniano destituído Viktor Yanukovich, que na véspera tentou deixar o país em avião, continua com paradeiro desconhecido, declarou neste domingo o ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov.

"A guarda fronteiriça impediu no sábado a decolagem de um avião onde estava o presidente e seu segurança. Do avião desceu o presidente, subiu em um carro e foi para um local desconhecido", disse o ministro interino a um grupo de jornalistas.

Avakov acrescentou que até esta manhã também não se conhecia o paradeiro do ministro das Finanças interino, Aleksandr Klimenko, assim como do ex-procurador-geral Viktor Pshonka e de seu antecessor na pasta do Interior, Vitaliy Zakharchenko, os dois últimos destituídos pela Rada Suprema (Parlamento).

Segundo se informou, tanto Yanukovich como os outros ex-altos cargos que tentaram sair da Ucrânia o fizeram desde a cidade de Donetsk, no oriente do país.

Avakov revelou que cerca de 30 funcionários do Ministério do Interior estão sendo investigados por sua suposta responsabilidade em "certas ações inadequadas durante os protestos maciços".

Segundo o Ministério da Saúde, nos confrontos que aconteceram na semana passada em Kiev morreram 82 pessoas e mais de 600 ficaram feridas.

Ucrânia: confrontos entre polícia e manifestantes deixam dezenas de mortos

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade