PUBLICIDADE

Europa

Yanukovich tentou subornar guardas para fugir da Ucrânia

22 fev 2014 - 21h31
(atualizado às 21h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante coletiva de imprensa em Kiev, na última semana</p>
O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante coletiva de imprensa em Kiev, na última semana
Foto: Gleb Garanich / Reuters

O presidente ucraniano destituído, Viktor Yanukovich, tentou neste sábado subornar guardas de fronteira em Donetsk para escapar da Ucrânia de avião, informou à AFP um oficial da força.

Yanukovich, destituído pelo Parlamento neste sábado, abandonou Kiev e seguiu para seu feudo em Kharkiv, no leste do país, onde concedeu uma entrevista à TV local, mas seu paradeiro era ainda desconhecido na noite deste sábado.

"Um avião particular que pretendia decolar do aeroporto de Donetsk não recebeu autorização e quando os oficiais foram verificar os documentos, encontraram homens armados que tentaram suborná-los", declarou à AFP o porta-voz da guarda de fronteira, Sergiy Astahov. "Pouco tempo depois, dois veículos blindados pararam ao lado do avião e o presidente partiu do aeroporto".

O porta-voz não precisou qual seria o destino do avião, mas segundo o novo presidente do Parlamento ucraniano, Olexandre Tourtchinov, o presidente destituído fugiria para a Rússia. "Ele tentou pegar um avião rumo à Rússia mas os guardas da fronteira o impediram. Atualmente, está escondido em algum lugar da região de Donetsk", disse Tourchinov, citado pela agência Interfax.

Donetsk é a região natal de Yanukovytch e seu bastião político.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade