Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco "já cativou", diz reitor da arquidiocese de Buenos Aires

14 mar 2013 - 16h49
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários
O papa Francisco faz seu primeiro pronunciamento para milhares de pessoas na Praça São Pedro após ser escolhido o novo líder da Igreja Católica
O papa Francisco faz seu primeiro pronunciamento para milhares de pessoas na Praça São Pedro após ser escolhido o novo líder da Igreja Católica
Foto: AFP

Ontem à noite, quando veio à sacada da Basílica de São Pedro para se apresentar como Papa ao mundo, o cardeal Jorge Mario Bergoglio curvou-se em direção à Praça, dialogou com a multidão e até brincou com sua origem argentina do "fim do mundo". Para o reitor da arquidiocese de Buenos Aires, Alejandro Russo, este primeiro e rápido momento já bastou para o novo Papa mostrar quem é e cativar os fiéis.

"O Papa já cativou, principalmente aos romanos, que não são tão fáceis, pois já estão acostumados a ver o Papa", disse Russo a jornalistas nesta quinta-feira. "Esse intercâmbio de ontem (à noite no Vaticano) foi uma coisa espontânea, magnífica. O padre quase dialogando com a multidão, e a multidão respondendo ao Papa", falou, analisando o primeiro contato entre Francisco e o mundo cristão.

"O Santo Pai já comovendo com sua atitude, digamos. Daqui da Argentina, nós vimos o cardeal Bergoglio transformado, falando para o mundo inteiro como Francisco. Como papa que já entrou no coração do mundo inteiro", resumiu o reitor sobre o papa Francisco, conhecido na Argentina por um estilo de vida simples e humilde.

Bergoglio ainda não falou publicamente sobre a escolha do nome Francisco, explicação que é esperada para os próximos dias, mas muitos religiosos já arriscam interpretações da opção. "Eu não sei exatamente o porquê do nome, mas, imaginando algumas coisas, pode-se relacioná-lo a Francisco, o filho de São Damião que disse 'restaura minha Igreja'", analisou Russo. Em sua missa privada para os cardeais na tarde desta quinta, Francisco mencionou o desafio de "restaurar a Igreja".

"E a Igreja não se restaura com política, a Igreja não se restaura com marketing, a Igreja não se restaura com nenhuma atitude meramente humana, a Igreja se restaura com o coração, com a fé, com trabalho que o papa Bento (XVI) já tinha começado e que agora Francisco dará sequência", completou.

Francisco é o primeiro Papa americano, mas o reitor da arquidiocese da capital argentina não falou que isso, por si só, deverá significar uma mudança em especial para os rumos da Igreja. "O que muda é que uma nova etapa para a Igreja, uma mudança como foi com João Paulo II (papa ao qual sucedeu Bento XVI). É uma nova etapa, as pessoas sempre contribuem sempre com a sua dinâmica pessoal, e Bergoglio terá sua dinâmica própria de enriquecimento", resumiu.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade