Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Líderes mundiais parabenizam papa Francisco

14 mar 2013 - 17h19
(atualizado em 14/3/2013 às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco dá primeira bênção a uma multidão no Vaticano</p>
Papa Francisco dá primeira bênção a uma multidão no Vaticano
Foto: Dylan Martinez / Reuters

Os presidentes da Comissão, do Conselho e do Parlamento europeus enviaram nesta quarta-feira mensagens de felicitação ao recém eleito papa Francisco, a quem pediram "defender e promover os valores fundamentais de paz, solidariedade e dignidade humana", e lhe desejaram "coragem e força".

"Em nome da União Europeia, lhe enviamos nossa mais sincera felicitação por sua escolha", afirmaram em comunicado conjunto os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e arcebispo de Buenos Aires, se tornou hoje o pontífice de número 266 da Igreja Católica, sucedendo o agora papa emérito Bento XVI, que fez efetiva sua renúncia no dia 28 de fevereiro.

Os líderes comunitários desejaram ao novo papa e chefe de Estado do Vaticano, Francisco, "um longo e abençoado pontificado, que permita a Sua Santidade e à Igreja Católica defender e promover os valores fundamentais da paz, da solidariedade e da dignidade humana".

"São sinais essenciais em um mundo que enfrenta vários desafios e está em uma profunda mudança", declararam os presidentes das duas instituições comunitárias em sua mensagem ao primeiro papa hispano-americano da história.

Além disso, eles disseram estar convictos de que Francisco "prosseguirá com determinação e força o trabalho de seus antecessores, aproximando os povos e as religiões".

Confira a repercussão da escolha do novo papa Francisco pelo mundo:

Chefes de Estado comentam escolha do novo Papa:
Brasil

A presidente Dilma Rousseff parabenizou, por meio de nota, a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para o cargo máximo da Igreja Católica. "Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano", diz a presidente em um trecho da nota.

Dilma lembrou reiterou também a expectativa brasileira com a visita do pontífice ao Brasil, naquela que pode ser sua primeira viagem ao exterior. “É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano”, afirma a presidente em outro momento.

Alemanha

O presidente do Parlamento Europeu, o socialista alemão Martin Schulz, também parabenizou o cardeal Bergoglio e lhe desejou "coragem e força". "O pontífice tem a oportunidade de renovar em um momento em que a Igreja Católica Romana enfrenta várias mudanças e desafios", disse o Schulz em seu comunicado.

O político alemão declarou também que "o papa oferece guia, inspiração e esperança a centenas de milhões de crentes no mundo", e que considera "encorajador" que o conclave de cardeais tenha eleito papa alguém de fora da Europa.

Espanha

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, enviou um telegrama de cumprimentos ao recém eleito papa Francisco, de nacionalidade argentina, e expressou sua convicção de que seu pontificado contribuirá para construir um mundo melhor. Em sua mensagem, Rajoy expressou ao papa Francisco a "mais calorosa e respeitosa felicitação" de seu governo e dos espanhóis, segundo um comunicado do Executivo.

A eleição do papa é uma "privilegiada e histórica ocasião na qual a Igreja se faz mais universal do que nunca", afirmou Rajoy. Rajoy manifestou além disso a disposição do governo espanhol de "manter e, se couber, reforçar as especiais relações entre a Santa Sé e Espanha, sobre a base dos profundos valores que compartilhamos, a vida, a dignidade humana, a liberdade, a paz e a justiça".

Além disso, Rajoy disse estar "convencido" de que durante o pontificado de Francisco a Igreja poderá contribuir "de maneira decisiva para um mundo melhor, em benefício da convivência entre todas as nações e crenças religiosas".

O rei da Espanha, Juan Carlos I, também enviou um telegrama de felicitação ao papa Francisco por sua escolha como líder máximo da Igreja Católica. Segundo um porta-voz da Casa Real, Juan Carlos e sua esposa, a rainha Sofía, enviaram uma mensagem ao até agora cardeal argentino Jorge Bergoglio para expressar sua felicitação por ter sido nomeado o 266º sucessor de São Pedro.

Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou que a eleição do novo papa, Francisco, foi um momento "transcendental" para os católicos de todo o mundo. "Um dia transcendental para os 1,2 bilhão de católicos ao redor do mundo, no qual Sua Santidade o papa Francisco I foi nomeado o papa de Roma número 266", afirmou o premiê britânico em comunicado.

Estados Unidos

O presidente americano, Barack Obama, ofereceu "calorosos votos" em nome do povo americano para o recém-eleito Papa Francisco, saudando o argentino como "o primeiro Papa das Américas."

"Como campeão dos pobres e dos mais vulneráveis dentre nós, ele leva adiante a mensagem de amor e compaixão que inspirou o mundo por mais de dois mil anos, que em cada um vemos a face de Deus," disse.

Argentina

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, divulgou nesta quarta-feira uma carta a Jorge Mario Bergoglio, o novo papa da Igreja Católica. Através de sua conta no Twitter, Cristina saldou o papa Francisco e desejou a ele “uma frutífera tarefa pastoral, desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz”.

União Europeia

A União Europeia deu as boas-vindas ao novo papa Francisco desejando-lhe um pontificado "longo e abençoado" para que possa "defender e promover os valores fundamentais de paz, solidariedade e dignidade humanas". 

"Estamos convencidos de que Sua Santidade continuará com força e determinação o trabalho de seu antecessor, aproximando os povos e as religiões do mundo", escreveram em um comunicado conjunto os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. "Em nome da União Europeia, lhe enviamos nossos sinceros cumprimentos por sua eleição", indicaram em uma mensagem ao novo papa. 

Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que se tornou o papa Francisco, o 266º pontífice da Igreja Católica. Em sua mensagem de felicitação, o chefe do Kremlin expressou o convencimento de que "a interação entre a Rússia e o Vaticano continuará desenvolvendo-se com sucesso sobre a base dos valores cristãos" que os unem.

"Desejo a Vossa Santidade boa saúde, prosperidade e um trabalho frutífero no fortalecimento da paz e na promoção do diálogo entre civilizações e religiões", escreveu Putin, segundo uma nota publicada no site da Presidência russa.

China

A China, que não tem relações diplomáticas com o Vaticano, felicitou o papa Francisco por sua eleição e destacou que espera da Santa Sé uma "atitude flexível e pragmática" para melhorar as relações.

"Felicitamos o cardeal Bergoglio por sua eleição como novo Papa", declarou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying. "Esperamos que, sob a direção do novo Papa, o Vaticano adote uma atitude flexível e pragmática para criar as condições de uma melhoria nas relações entre a China e o Vaticano", disse Hua.

Japão

O governo japonês celebrou a escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como o papa Francisco e disse que "espera avançar de maneira propícia" em suas relações com o Vaticano.

O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse à imprensa que Tóquio "dá as mais sinceras boas-vindas ao novo papa" e que enviará um representante a sua cerimônia de entronização, que acontecerá na terça-feira na Basílica de São Pedro.

Israel

O presidente de Israel, Shimon Peres, felicitou a escolha do novo papa, Francisco, convidou o pontífice a visitar a Terra Santa e disse acreditar que ele continuará a tarefa de seu antecessor de promover a aproximação com o povo judeu.

Peres disse que o novo pontífice "representa a devoção, o amor a Deus, o amor à paz, uma modéstia santa e um novo continente que está despertando". O presidente afirmou ainda que o mundo "necessita mais do que nunca uma liderança espiritual e não somente política".

Dalai Lama

O Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, felicitou o argentino Jorge Mario Bergoglio por sua eleição como papa e elogiou a decisão de adotar o nome de Francisco. O Dalai Lama, que fugiu à Índia depois de um levante frustrado contra os chineses em seu país natal em 1959, expressou sua alegria em uma carta ao primeiro papa americano.

"Faço chegar a ele minhas saudações e sentimento de alegria por sua histórica eleição como Papa", escreveu o Dalai Lama, prêmio Nobel da Paz, de seu quartel-general em Dharamsala, Índia. "Embora não esteja muito familiarizado com muitos santos católicos, conheço sobre São Francisco depois de ter visitado Assis", disse o Dalai Lama.

Uruguai

O governo do Uruguai transmitiu "suas mais cálidas felicitações" ao cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio pela designação como novo papa da Igreja Católica, um feito que qualificou de "histórico" por ser o primeiro pontífice da América Latina.

"Em nome do governo da República Oriental do Uruguai e no meu próprio, tenho a honra de me dirigir a Sua Santidade, para fazer chegar as mais cálidas felicitações por sua designação como novo pontífice da Igreja Católica", diz uma mensagem assinada pelo ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro.

Síria

O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou que espera que o novo papa, Francisco, ajude a trazer paz ao mundo, enquanto a Síria sangra há dois anos no conflito que gerou uma guerra civil.

Assad parabenizou o pontífice argentino e destacou "o importante papel do Vaticano e do papa em divulgar o amor e a cooperação entre os povos". O líder sírio expressou ainda seu desejo de que Francisco tenha sucesso em sua missão, "suportar as cargas de suas responsabilidades supremas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade