Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Irmã do papa Francisco diz que ele não queria ser eleito

"É um momento histórico, é o primeiro papa não europeu, latino-americano, argentino, e isto coube a ele, meu irmão", afirmou María Elena

14 mar 2013 - 09h58
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Jorge Mario Bergoglio (o segundo, da esquerda para a direita) posa para foto com sua família em Buenos Aires. A irmã Maria Elena é a mulher de branco
Jorge Mario Bergoglio (o segundo, da esquerda para a direita) posa para foto com sua família em Buenos Aires. A irmã Maria Elena é a mulher de branco
Foto: AP

Jorge Bergoglio nunca desejou se tornar pontífice, está vivendo um momento histórico e terá um trabalho difícil pela frente, por isso "é preciso rezar muito por ele", disse nesta quinta-feira a irmã do papa Francisco, María Elena.

"Foi um choque muito forte, que ainda estou vivendo, não esperava que fosse eleito papa. Pobre homem, a emoção que deve sentir escutando toda essa gente gritar 'viva o papa'!", afirmou María Elena, que mora em Ituzaingó, na província de Buenos Aires, em entrevista à emissora C5N.

María Elena Bergoglio contou que seu irmão "não queria ser papa" e que em 2005, quando ficou em segundo na escolha para suceder João Paulo II, "eu rezava para que não fosse eleito".

"Eu tive a graça de Deus de viajar e conhecer João Paulo II pois as famílias dos novos cardeais eram apresentadas ao papa. Quando chegou o momento de me ajoelhar e beijar o anel do papa, levantei a cabeça e nunca vi na vida um olhar de tanto amor e tanta solidão, as duas coisas juntas", lembrou.

"É um momento histórico, é o primeiro papa não europeu, latino-americano, argentino, e isto coube a ele, meu irmão", acrescentou. "Meus sentimentos não estão em ordem em minha mente, porque foi um baque muito forte, um fato histórico", repetiu.

"Quando ouvi a notícia, chorei. Não consegui dizer nenhuma só palavra. Só tenho vontade de abraçá-lo", contou a senhora, "uma menina de 65 anos", 11 a menos do que o seu irmão. Esta diferença de idade faz com que "não possa falar de um irmão com quem brincava, mas sempre foi um parceiro muito presente além das distâncias", ressaltou.

Maria Elena Bergoglio é 11 meses mais nova que o novo Papa
Maria Elena Bergoglio é 11 meses mais nova que o novo Papa
Foto: Reuters

María Elena afirmou que seu irmão "é muito hermético", mas que em sua primeira aparição pública, "a expressão de seu rosto mostrava plenitude". "Eu nunca pensei que seria Papa. Meu irmão cumpria as suas funções, com responsabilidades crescentes, mas eu nunca acreditei", confessou.

Questionada sobre o tipo de papado que imagina, ela não soube responder, mas observou que "sabe qual é a sua inclinação: Trabalhar para os pobres, os mais marginalizados". "Eu espero que tenha forças. Vamos orar para que o Espírito Santo o fortaleça", disse Maria Elena, que agradeceu "profundamente esse orgulho, mas esta é uma palavra muito vaidosa, que temos não só como uma família, mas como o povo argentino".

O novo Papa é o mais velho de cinco filhos, três homens e duas mulheres, fora Maria Elena, os outros três, Alberto, Oscar e Regina Marta, já morreram.

"Sinto que é preciso rezar muito por ele, porque estamos vivendo em um mundo muito difícil, em um momento da Igreja muito difícil, que se necessita de Deus permanentemente", disse.

Com informações das agências AFP e EFE

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade