Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Francisco diz que Igreja "nunca deve ceder ao pessimismo"

O Papa se reuniu com os cardeais na sala Clementina do Palácio Apostólico

15 mar 2013 - 07h37
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
O papa Francisco tropeçou durante missa para os cardeais na sala Clementina, no Vaticano, mas não caiu
O papa Francisco tropeçou durante missa para os cardeais na sala Clementina, no Vaticano, mas não caiu
Foto: AP

O papa Francisco pediu à Igreja Católica que não ceda nunca ao pessimismo, em um encontro nesta sexta-feira no Vaticano com todo os cardeais, aos quais convidou a utilizar um "novo método" para levar os Evangelhos a "todos os extremos da Terra".

"Não cedamos nunca ao pessimismo nem à amargura que o diabo nos oferece a cada dia", declarou o novo pontífice latino-americano em um discurso no qual em vários momentos introduziu comentários pessoais e improvisados. Francisco convidou os "príncipes da Igreja, a buscar novos métodos de evangelização para levar a verdade cristã (...) a todos os extremos da Terra".

Em um discurso em boa parte improvisado, Francisco também prestou homenagem ao antecessor Bento XVI, ao classificar sua renúncia ao pontificado como um "gesto corajoso e humilde". "Dedico um pensamento repleto de afeto e profunda gratidão a Bento XVI, que foi um intérprete humilde e paciente de seu ministério, um patrimônio espiritual para todos", disse.

O papa Francisco foi recebido com um grande aplauso dos cardeais ao chegar para o encontro na sala Clementina do Palácio Apostólico. Francisco chegou com a cruz peitoral que sempre vem usando, a de prata, e não a que os pontífices costumam utilizar, de ouro.

O Papa também informou aos cardeais que o argentino Jorge María Mejía, 90 anos, sofreu um infarto, do qual se recupera em uma clínica de Roma. "Quero vos dizer que anteontem o cardeal Mejía sofreu um infarto. Está internado na clínica Pio XI, mas seu estado de saúde é estável e nos mandou suas saudações", afirmou o pontífice. O cardeal Mejía é bibliotecário e arquivista emérito do Vaticano.

Por ter mais de 80 anos e como estabelece a legislação da Igreja, ele não participou do Conclave no qual foi eleito pontífice seu compatriota Jorge Mario Bergoglio, agora o papa Francisco.

Em nome dos cardeais, o cardeal Angelo Sodano deu as boas-vindas ao papa e disse que todos estavam a sua "total disposição". Angelo Sodano, também disse que "mais da metade" dos cardeais são idosos, "mas a velhice é a sede da sabedoria da vida". "Doemos esta sabedoria aos jovens, como o bom vinho, que com a idade melhora", acrescentou.

Papa tropeça e quase cai durante missa para cardeais:

O bispo de Roma celebrou ontem com os cardeais uma missa na Capela Sistina, um dia após ser eleito neste local o 266º papa da história da Igreja.

O papa Francisco, nome adotado pelo cardeal jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, segue se alojando na Casa Santa Marta. Francisco permanecerá no local até o fim das obras de acondicionamento do apartamento papal, que ficou lacrado desde que Bento XVI renunciou, em 28 de fevereiro.

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade