PUBLICIDADE

Papa Francisco

Conselho de cardeais encarregado de reformar Cúria volta a se reunir

3 dez 2013 - 13h56
Compartilhar

O Conselho dos oito cardeais nomeados pelo papa Francisco para ajudá-lo a governar a Igreja, incluindo a reforma da Cúria, o chamado "G8 Vaticano", começou nesta terça-feira uma segunda rodada de reuniões, na qual tratarão sobre a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Esta nova rodada segue à iniciada no começo de outubro, após a qual os cardeais chegaram à conclusão da necessidade de não limitar-se a fazer somente "pequenos retoques" na constituição apostólica 'Pastor Bonus', mas sim criar uma nova constituição apostólica sobre a Cúria Romana.

Conforme informou nesta manhã o porta-voz do escritório de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, o Conselho, continuará analisando as questões referentes à Cúria Romana. Porém, o colegiado irá se focar primeiro em questões sobre a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

As reuniões acontecem até a próxima quinta-feira, na Casa Santa Marta. O papa estará presente em todos os encontros, exceto no de amanhã, dia em que celebra a audiência geral.

Segundo o escritório de imprensa do Vaticano, o "G8" foi criado para "fornecer conselhos ao papa", mas não tomará decisões.

Nestes dias não estão previstas reuniões sobre temas econômicos. Este assunto deve retomar somente na rodada marcada para acontecer em 17 e 18 de fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade