Reino Unido compra 90 milhões de vacinas contra gripe
O governo britânico anunciou nesta sexta um acordo com duas farmacêuticas para receber até dezembro 90 milhões de doses de uma vacina contra a gripe suína.
» Crianças voltam às aulas no México 
» Gripe está controlada no País, diz Temporão
» Veja o que é o vírus influenza Tipo A
» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
O ministro da Saúde britânico, Alan Johnson, disse que as farmacêuticas Baxter e GlaxoSmithKline começarão a produzir em breve as vacinas, que serão oferecidas à população mesmo sem a declaração oficial de uma pandemia.
Se até dezembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma pandemia, entraria em vigor outro contrato que autoriza a produção de 132 milhões de doses de uma vacina específica.
Segundo especialistas, a vacina seria praticamente a mesma nos dois casos, a não ser que o vírus apresentasse mutações suficientemente grandes para requerer uma completamente nova.
Johnson explicou que o novo acordo permitirá que os mais vulneráveis estejam protegidos inclusive antes de uma pandemia, sem que isso interrompa o fornecimento normal das vacinas contra a gripe convencional.
O Governo também comprou 50 milhões de dose dos medicamentos Tamiflu e Relenza, suficiente para cobrir 80% da população.
Foram confirmados hoje no Reino Unido sete novos casos da gripe suína, aumentando 85 o número total de pacientes no país.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.