Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Princesa Lilian, da Suécia, morre aos 97 anos em Estocolmo

11 mar 2013 - 10h58
(atualizado às 11h16)
Compartilhar

A princesa Lilian da Suécia, que teve que esperar mais de 30 anos para se casar com o príncipe Bertil por sua origem humilde, faleceu aos 97 anos, segundo informa a casa real sueca em uma nota publicada nesta segunda-feira.

A princesa morreu por causas naturais em sua residência na capital sueca, informou a casa real do país escandinavo.

De origem galesa e humilde, a princesa era esposa do príncipe Bertil do Suécia, que faleceu em 1997 aos 85 anos. Eles se conheceram em 1943 e viveram juntos desde então, mas sem poder formalizar a união.

Lilian, que era casada com o ator britânico Ivan Craig, que foi combater na Segunda Guerra Mundial, divorciou-se em 1945 em comum acordo. Porém, não pôde se casar com Bertil se este não renunciasse à sucessão do trono, que na época tinha poucos aspirantes. Ela concordou, então, em viver junto com o amado, sem se casar.

Em 1976 e depois que Carl XVI Gustaf assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Gustaf VI Adolf, em 1973, se casou com Bertil aos 61 anos e obteve então o título de princesa.

Os meios de imprensa suecos destacam a estreita relação que Lilian sempre teve com os três filhos de Carl XVI Gustaf e da rainha Silvia, sobretudo com a princesa Vitória, herdeira do trono.

No entanto, sofrendo com o mal de Alzheimer, nos últimos anos não pôde participar de festas e outras reuniões da família real sueca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra