PUBLICIDADE

Europa

Primeiro-ministro georgiano é eleito presidente do partido governista

14 mai 2016 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Geórgia, Gueorgui Kvirikashvili, foi eleito por unanimidade presidente do partido governista Sonho Georgiano no IV congresso da formação, realizado neste sábado em Tbilisi.

"É uma grande responsabilidade e um enorme desafio. Nossa tarefa é nos converter em um partido europeu moderno e aprofundar a democracia", disse o chefe do governo perante quase 15 mil delegados e convidados ao congresso.

Kvirikashvili, que substitui o ex-primeiro-ministro Irakli Garibashvili à frente da formação governista, ressaltou que a linha de política externa de Sonho Georgiano "coincide plenamente com a opção histórica do povo da Geórgia, que é ser parte da Europa".

Após agradecer o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, o líder destacou que as autoridades do país "tentam tirar as relações com a Rússia de beco sem saída em que se encontram".

Ao mesmo tempo, reiterou que a normalização das relações com a Rússia, estremecidas em 2008 depois que Moscou reconheceu as independências das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e a Abkhazia, "não será realizada sem integridade territorial, soberania e independência da Geórgia".

Kvirikashvili, de 48 anos, ex-ministro de Economia e de Relações Exteriores, lidera o governo georgiano desde dezembro do ano passado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade