Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Presidente da Abkházia é reeleito em eleição polêmica

13 dez 2009 - 10h01
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

O presidente da região separatista da Abkházia, Serguei Bagapsh, foi reeleito para outro mandato de cinco anos no pleito presidencial de sábado, anunciou neste domingo a Comissão Eleitoral Central (CEC) local.

Bagapsh, 60 anos, recebeu 59,4% dos votos, afirmou Batal Tapagua, titular da CEC, durante uma entrevista coletiva em Sukhumi, a capital da Abkházia.

Como obteve mais de 50% dos votos, Bagapsh garantiu a vitória já no primeiro turno. Entretanto, as autoridades da Geórgia, onde fica a Abkházia, sequer reconhecem legitimidade da disputa.

Os outros candidatos à presidência da região separatista foram: o ex-vice-presidente Raul Khadzhimba (15,4%), o empresário Zaur Ardzhinba (10,8%), o magnata Beslan Butba (7,8%) e o catedrático Vitali Branba (1,5%).

Segundo a CEC, 73,4% dos eleitores - aproximadamente 130 mil pessoas foram convocadas às urnas - exerceram seu direito ao voto.

Bagapsh, no poder desde janeiro de 2005, vai tomar posse um mês depois que a CEC anunciar, ainda nesta semana, os resultados definitivos da disputa.

Como ocorreu em 2004, a votação esteve marcada pelas denúncias de irregularidades, razão pela Khadjimba adiantou hoje que não reconhecerá os resultados e que os impugnará na CEC e nos tribunais.

"Em cada colégio, a relação de eleitores incluídos nas listas do censo diferia da situação real, já que houve muitas listas adicionais", disse o ex-vice presidente à agência russa Interfax.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra