Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Polícia de Atenas fica em alerta para manifestação

17 nov 2010 - 08h30
(atualizado às 13h16)
Compartilhar

A Polícia de Atenas mobilizou nesta quarta-feira 7 mil agentes em pontos-chave da cidade por causa da manifestação convocada para lembrar o 37º aniversário do levante estudantil contra a Junta Militar que governou a Grécia entre 1967 e 1974.

Estudantes marcham até a embaixada dos Estados Unidos em Atenas, nos 37 anos da revolta estudantil
Estudantes marcham até a embaixada dos Estados Unidos em Atenas, nos 37 anos da revolta estudantil
Foto: AP

O alerta se deve à possibilidade de que a manifestação possa causar protestos contra as duras medidas de austeridade que o governo aplica há seis meses para tentar evitar a quebra do país.

Os partidos políticos, os sindicatos e as associações estudantis convocaram distintas manifestações que partirão às 11h (horário de Brasília) da Escola Politécnica, no centro de Atenas, passando pelo Parlamento e terminando na embaixada americana.

Esta manifestação ocorre todo ano para lembrar a ocupação da Politécnica por parte dos estudantes em 1973, em um ato de protesto cuja repressão por parte do exército deixou 71 mortos.

A tomada da Politécnica é considerada o início do fim da conhecida como Ditadura dos Coronéis, que terminou seis meses depois do protesto.

O protesto costuma provocar todo ano confrontos entre a polícia e manifestantes radicais.

Em Salônica, também está prevista uma manifestação às 13h (horário de Brasília) desde a Universidade até o consulado dos Estados Unidos. As autoridades desta cidade também estão alerta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra