PUBLICIDADE

Europa

Famosos e políticos britânicos são suspeitos de pedofilia

Há 261 personalidades envolvidas: 7 do esporte, 76 da política, 135 da televisão, do rádio e do cinema, e 43 da indústria da música

20 mai 2015 - 13h51
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Inspirada em Jimmy Savile, polícia lançou operação para investigar casos de "antigos abusos sexuais em instituições ou por gente de proeminência pública"
Inspirada em Jimmy Savile, polícia lançou operação para investigar casos de "antigos abusos sexuais em instituições ou por gente de proeminência pública"
Foto: Twitter

A polícia britânica anunciou nesta quarta-feira que investiga mais de 1.400 suspeitos de abusos sexuais contra crianças que remontam a várias décadas, entre eles dezenas de políticos, atletas e personalidades do rádio e da televisão.

O Conselho nacional de chefes de polícia (NPCC) disse em um comunicado que as denúncias se multiplicaram desde que em 2012 explodiu o caso de Jimmy Savile, o popular apresentador de programas musicais da BBC, já falecido, que abusou de centenas de crianças ante a indiferença das autoridades.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em resposta, a polícia lançou uma operação para investigar casos similares, "acusações de antigos abusos sexuais em instituições ou por gente de proeminência pública", que deu lugar à identificação de 1.433 suspeitos, explicou o NPCC em um comunicado.

A polícia não divulgou a identidade dos supostos agressores, mas disse que entre eles há 261 personalidades: 7 do mundo do esporte, 76 da política, 135 da televisão, do rádio e do cinema, e 43 da indústria da música.

Além dos 1.433 indivíduos - 216 dos quais já faleceram - há 357 instituições suspeitas de terem tolerado ou fomentado tais abusos, entre elas prisões para jovens, orfanatos, hospitais e escolas.

Estes números "dão uma ideia da escala de abusos sexuais que a polícia investiga", disse o chefe da polícia Simon Bailey, responsável pela investigação.

ONG Evas orienta população sobre pedofilia e colhe assinaturas:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade