PUBLICIDADE

Mundo

Ministro britânico renuncia em meio a escândalo de assédio

1 nov 2017 - 21h12
(atualizado em 2/11/2017 às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, renunciou nesta quarta-feira, dizendo que sua conduta foi abaixo dos altos padrões exigidos para sua posição, na primeira renúncia em um escândalo de assédio sexual no Parlamento.

Michael Fallon durante entrevista à Reuters em Paris
 31/8/2017    REUTERS/Gonzalo Fuentes
Michael Fallon durante entrevista à Reuters em Paris 31/8/2017 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Foto: Reuters

A primeira-ministra Theresa May, enfraquecida após perder sua maioria parlamentar em uma eleição em junho, perde um auxiliar leal em um momento em que tenta quebrar um impasse nas conversas para a saída da União Europeia. Fallon foi descrito por fontes de seu governista Partido Conservador como um "rottweiler" político.

Esta foi a primeira renúncia de alto escalão após um crescente número de acusações de comportamento inapropriado feitas contra ministros e parlamentares, impulsionadas por acusações de abuso sexual contra o produtor de Hollywood Harvey Weinstein.

Fallon pediu desculpas anteriormente nesta semana por tocar o joelho de uma apresentadora de rádio em 2002 --algo que a mulher em questão descreveu nas redes sociais como "ligeiramente engraçado".

Em sua carta de renúncia a May, ele disse que houve muitas acusações sobre parlamentares nos dias recentes, incluindo "algumas sobre minha conduta prévia".

"Muitas destas foram falsas, mas eu aceito que no passado eu fiquei abaixo dos altos padrões que são exigidos das Forças Armadas que eu tenho a honra de representar", disse.

Veja também

Boeing está minando relação com Reino Unido, diz Theresa May:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade