Marcelo Rebelo de Sousa anuncia candidatura à presidência de Portugal
O antigo dirigente social-democrata português e comentarista de televisão Marcelo Rebelo de Sousa confirmou à Agência Efe que anunciará nesta sexta-feira sua candidatura às eleições presidenciais em Portugal, previstas para janeiro.
Rebelo de Sousa fará o anúncio hoje à tarde, às 18h (13h em Brasília), em um evento em uma biblioteca municipal de Braga, no norte do país.
Aos 66 anos, o professor de Direito e comentarista político da emissora "TVI" é considerado uma das vozes mais respeitadas de Portugal.
Seu curta experiência governamental contrasta com sua grande popularidade, que o coloca como o mais bem posicionado entre os eventuais candidatos de centro-direita para substituir o conservador Aníbal Cavaco Silva à frente da chefia de Estado.
Seu anúncio se torna público antes da formação do novo governo português, após as eleições legislativas de domingo, que deram a vitória aos conservadores liderados por Pedro Passos Coelho, mas sem maioria absoluta.
Ontem o Partido Comunista Português (PCP) anunciou seu próprio candidato às presidenciais, o ex-sacerdote Edgar Silva, de 53 anos e atual líder do partido na ilha de Madeira.
Após dez anos de mandato de Cavaco Silva (2006-2016), o período máximo que a lei permite, os portugueses irã às urnas em janeiro para escolher o chefe do Estado, em data ainda não definida.