Marcas confirmam que atacante do trem Thalys é Ayoub El Kahzzani
As impressões digitais permitiram confirmar que o homem detido após ferir na sexta-feira duas pessoas no trem Thalys entre Paris e Amsterdã é Ayoub El Kahzzani, um marroquino de 26 anos fichado desde 2014 pela Espanha por seu radicalismo islâmico, revelou neste sábado a rede "BFM TV".
O canal explicou que as impressões que foram tomadas do agressor do Thalys correspondem com as da polícia espanhola sobre Kahzzani, que já tinha sido detido por um assunto ligado a entorpecentes quando residia em Algeciras (sul da Espanha).
Ele mesmo deu essa identidade -não levava documentação- após ficar em poder da polícia francesa na estação de Arras, cidade do norte do país para onde foi desviado o trem após o ataque.
Nesta tarde, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, tinha indicado que a identificação não era formal.
O homem estava desde 2014 nos registros da direção geral da Segurança Interior (DGSI, serviços secretos franceses) com uma ficha "S" de pessoas potencialmente vinculadas com grupos terroristas porque em fevereiro desse ano a Espanha tinha informado sobre sua derivação fundamentalista e que era suscetível de ir à França.
Cazeneuve explicou que está demonstrado que o jovem marroquino, a quem qualificou de "terrorista", esteve vivendo na Espanha em 2014 e que em 2015 estava na Bélgica.
Mas não quis se referir a outras informações que apontam para que recentemente tinha passado pela França ou que tinha viajado à Síria.