Jogo francês é eleito o melhor do ano no Game Awards 2025, principal premiação do setor no mundo
O jogo francês Clair Obscur: Expédition 33 venceu o Game Awards 2025, considerado o Oscar da indústria de jogos eletrônicos. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (11) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Desenvolvido pelo estúdio Sandfall Interactive, de Montpellier, no sul da França, é o primeiro jogo francês a alcançar este feito na principal premiação do gênero.
Com nove estatuetas das onze que disputava, Clair Obscur bateu o recorde de número de troféus conquistados por um único título no Game Awards 2025. Além de "jogo do ano", ele também venceu nas categorias "melhor jogo independente", "melhor direção artística" e "melhor narrativa".
Clair Obscur: Expedition 33 é um game de aventura e RPG com uma história inspirada na Paris da Belle Époque, com um cenário pós-apocalíptico, onde o jogador controla personagens que exploram esse universo para impedir uma força misteriosa que ameaça destruí-lo. O jogo combina exploração, diálogos e batalhas estratégicas por turnos, típicas do gênero RPG, com direção artística e trilha sonora refinadas.
A conquista inédita ganhou destaque na imprensa francesa nesta sexta-feira (12). Le Figaro, por exemplo, ressalta o recorde de indicações do game, superando concorrentes de peso como Death Stranding 2. O artigo também aborda o caráter surpreendente da vitória, já que o jogo foi criado por uma equipe de cerca de 30 pessoas, e menciona o sucesso comercial com mais de cinco milhões de cópias vendidas.
"É um projeto apaixonante, no qual colocamos toda a nossa alma e todo o nosso coração. Ser recompensado assim é maravilhoso. Esperamos que isso possa inspirar outros estúdios a fazer obras que venham do coração", celebrou o diretor do jogo, Guillaume Broche, ao final da cerimônia.
Le Parisien celebra também a vitória como um marco histórico para a indústria francesa. O jornal descreve o momento da premiação, quando o diretor Guillaume Broche subiu ao palco com uma camiseta de marinheiro listrada e boina, em uma brincadeira com a "francitude" do jogo, dedicando o troféu aos criadores de tutoriais no YouTube. Além disso, a publicação elogia a mistura entre RPG pós-apocalíptico e referências à Belle Époque.
O jornal Ouest-France destaca a importância do reconhecimento internacional e reforça a ideia de ascensão coletiva do setor, além de elogiar a originalidade artística e narrativa do jogo. Clair Obscur está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S, além das plataformas GeForce Now e Xbox Cloud Gaming.
IA e cloud gaming
Les Echos também aborda a indústria dos jogos eletrônicos, mas sob uma perspectiva que vai na contramão da proposta autoral de Clair Obscur: Expédition 33.
Um artigo do jornal econômico explica que o futuro do setor depende de duas coisas: inteligência artificial (IA) e cloud gaming (jogar pela nuvem, sem precisar de consoles potentes). A IA atualmente já ajuda a criar gráficos, histórias e até vozes, tornando os jogos mais rápidos e baratos de produzir.
Já o cloud gaming permite jogar em qualquer dispositivo, como celular ou TV, sem instalar nada pesado. Com isso, a indústria, que estava crescendo devagar, deve voltar a acelerar e movimentar muito dinheiro nos próximos anos.