Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Guardian compara Tsipras a Lula: "servirá bem seu país"

Jornal britânico criou paralelo entre os dois líderes e afirmou que petista "confrontou as restrições financeiras de seu país com sucesso"

21 jul 2015 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

Um artigo publicado nesta terça-feira (21) no jornal britânico The Guardian comparou o líder grego Alexis Tsipras ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a publicação, o primeiro-ministro atualmente encara uma necessidade de reformas e deveria seguir o exemplo do brasileiro, que, em seu governo, "confrontou as restrições financeiras com sucesso". 

Siga Terra Notícias no Twitter

"Tsipras tem a chance de se tornar para seu país o que os presidentes sul-coreano Kim Dae-jung e brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foram para os países deles: homens de esquerda que se movem em direção à responsabildiade fiscal e mercados mais livres. Como Tsipras, os dois foram eleitos em meio a uma crise econômica. E os dois imediatamente confrontaram as restrições financeiras internacionais que políticos de oposição podem se dar ao luxo de ignorar", diz o início do texto. 

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia, em plenário do Parlamento Europeu
Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia, em plenário do Parlamento Europeu
Foto: Michele Tantussi / Getty Images

O autor, Jeffrey Frankel, segue relatando que tanto o brasileiro como o sul-coreano, ao assumirem o poder, foram "capazes de se ajustar" política e mentalmente às novas realidades, lançando "reformas muito necessárias". Algumas, segundo ele, foram conservadoras e neo-liberais; outras, consistentes com os compromissos de suas trajetórias. Como exemplo, cita o Bolsa-Família, sistema que é "creditado por ter tirado milhões da pobreza". 

O artigo, em seguida, enumera problemas enfrentados pelo grego e analisa as medidas tomadas até o momento por ele, como o incentivo que fez para a população votar "não" no referendo. Por fim, aborda o "péssimo" cenário da economia grega nos últimos meses e diz esperar que ele "clareie" a todos a respeito das prioridades do país. 

Lula discursa durante abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos
Lula discursa durante abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula / Divulgação

"Não se deve subestimar a oposição que as reformas continuam a enfrentar entre os gregos. Mas, assim como Kim e Lula, Tsipras poderia mobilizar políticos de esquerda que pensam: 'se ele diz que as medidas são inevitáveis, não deve haver nenhuma alternativa' (...). Crises de mercados emergentes podem dar importantes lições. Se Tsipras conseguir seguir o rumo tomado por Kim e Lula, ele servirá bem seu país", finaliza. 

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (21/07):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade