PUBLICIDADE

Europa

Grupo separatista ETA anuncia dissolução "completa"

2 mai 2018 - 11h14
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher assiste à reportagem na TV sobre anúncio do ETA 18/04/2018 REUTERS/Vincent West
Mulher assiste à reportagem na TV sobre anúncio do ETA 18/04/2018 REUTERS/Vincent West
Foto: Reuters

O grupo separatista basco ETA anunciou nesta quarta-feira (2) a dissolução completa de "todas as suas estruturas" encerrando seu "ciclo histórico". A informação foi revelada em uma carta publicada no jornal El País.

No texto, datado de 16 de abril e que foi enviado a várias instituições e agentes políticos, o ETA afirma que o grupo reconhece o "sofrimento provocado em consequência" da sua luta durante "anos de confronto" que "deixaram feridas profundas". "O País Basco tem agora pela frente uma nova oportunidade para encerrar definitivamente o ciclo de conflito e construir o futuro com todos", ressaltou o documento. Criado em 1959 durante a ditadura de Francisco Franco, o Euskadi Ta Askatasuna (País Basco e Liberdade) tinha o objetivo de exigir a independência do país Basco, região espanhola de história e idioma próprios. Os conflitos para a separação da Espanha e França duraram mais de 40 anos e causaram 829 mortes.

Somente em 2011, o grupo renunciou à luta armada.

No comunicado, a organização ainda fez um apelo para que os erros não se repitam. "Não deixemos que os problemas se apodreçam. Isso não seria mais do que uma nova fonte de problemas", defende.

Atualmente, o ETA possui quase 300 membros detidos na Espanha, França e Portugal, entre 85 e 100 foragidos, além de dezenas de pessoas expulsas pelos franceses sem documentos.

Veja também

Cinco mudanças de hábito que podem reduzir o risco de câncer:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade