Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Governo turco reabre parque que serviu de estopim para manifestações

8 jul 2013 - 11h37
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
O governador de Istambul chega ao Gezi para a cerimônia
O governador de Istambul chega ao Gezi para a cerimônia
Foto: AP

O governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, realizou nesta segunda-feira a reabertura ao público do parque Gezi, o epicentro dos protestos que vem mexendo com a Turquia desde maio, mas advertiu que o governo não vai tolerar manifestações nesse espaço, como a que foi convocada para esta tarde.

"Este parque pertence aos 14 milhões de habitantes de Istambul, idosos, crianças, gestantes e jovens", disse Mutlu, e também prometeu que vai impedir que qualquer grupo determinado se aproprie do parque, em referência à manifestação convocada para as 13h (de Brasília) pelo grupo Solidariedade Taksim.

Mutlu passeou pelo parque, tomado pela polícia há três semanas, em frente a dezenas de câmeras de televisão, enquanto muitos cidadãos, ávidos para retornar ao espaço verde, esperavam atrás de um cordão policial.

Manifestantes ocupam o parque durante o evento de reabertura
Manifestantes ocupam o parque durante o evento de reabertura
Foto: AP

"Os parques pertencem ao povo. Transformá-los em uma área de manifestações é uma tortura para o povo. Não podemos tolerar que um grupo se considere o povo e diga que o parque lhe pertence", advertiu o governador.

"Já veremos: quando chegarmos nesta tarde para nos encontrarmos no parque, o governador voltará a mandar a polícia contra nós, algo completamente ilegal", advertiu um porta-voz da Solidariedade Taksim diante de uma centena de pessoas que entraram no parque Gezi após a saída do governador.

Durante as últimas três semanas, os operários municipais acondicionaram o parque, cobrindo com novas placas de grama e flores as áreas destruídas pelas escavadeiras em maio durante o início das obras do plano de reurbanização da área, promovido pelo governo.

Esse projeto, declarado como ilegal por um tribunal de Istambul, foi o causador de uma onda de protestos que evoluiu para um grande movimento de contestação popular de uma medida do Executivo turco que foi considerada como autoritária.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade