Gasparovic é reeleito presidente da Eslováquia
O presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic, foi reeleito neste domingo após vencer o segundo turno das eleições para o cargo, derrotando a candidata da oposição, Iveta Radicova. Com 98,44% das urnas apuradas, Gasparovic obteve 55,5% dos votos, contra 44,5% de sua adversária, segundo dados oficiais.
Mais de quatro milhões de eslovacos foram convocados às urnas. A participação eleitoral foi de 51,65%, mais do que os 43,50% registrados há cinco anos, quando Gasparovic venceu o seu antigo correligionário, Vladimir Meciar.
Ex-procurador-geral da antiga Tchecoslováquia, Gasparovic nasceu em 1941 e militou no Partido Comunista para supostamente apoiar o movimento da Primavera de Praga, liderado pelo também eslovaco Alexander Dubcek.
A Eslováquia, surgida da cisão da Tchecoslováquia em 1993, teve hoje suas primeiras eleições diretas para presidente, mudança ocorrida depois de uma reforma constitucional submetida a uma consulta popular.
A vitória de Gasparovic, apoiado pelos governantes Partido Social-Democrata e Partido Nacional Eslovaco, representa um apoio ao Executivo de coalizão, surgido após o pleito Legislativo de 2006.
Além disso, o resultado de hoje mantém no isolamento político a oposição conservadora, democrata-cristã e a minoria húngara, grupos que governaram a Eslováquia nas duas legislaturas anteriores.
A oposição eslovaca tentará agora romper sua sequência de maus resultados nas próximas eleições para Parlamento Europeu, em junho.