PUBLICIDADE

Europa

França: Hollande é criticado por decisão sobre estudante deportada

20 out 2013 - 10h39
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes do ensino médio francês protestam em Paris: "A expulsão não é a solução"
Estudantes do ensino médio francês protestam em Paris: "A expulsão não é a solução"
Foto: AP

O presidente francês François Hollande foi amplamente criticado no domingo por permitir que uma imigrante adolescente deportada volte para a França sem sua família, e uma pesquisa mostrou que seus índices de aprovação estão em uma baixa recorde.

Hollande ingressou no caso no sábado, quando ofereceu a Leonarda Dibrani, uma adolescente que foi ordenada a sair de um ônibus escolar e deportada para Kosovo, a chance de voltar para a França para terminar os seus estudos, mas só se ela fizer isso sozinha. A proposta atraiu irritadas críticas, inclusive de Dibrani, que disse que não iria retornar sozinha, expondo Hollande a novos ataques contra a sua liderança.

"O que 80% dos franceses pensam sobre isso?", disse François Bayrou, líder do partido centrista que concorreu contra Hollande na primeira rodada da eleição presidencial de 2012, ao canal i> Tele. "Eles acham que o Estado perdeu totalmente o seu compasso, decidindo uma coisa e depois decidindo o seu oposto um minuto depois ... a autoridade de Hollande está significativamente enfraquecida aqui".

Leonarda Dibrani, 15 anos, fala em frente a uma casa de abrigo em Mitrovica, no Kosovo
Leonarda Dibrani, 15 anos, fala em frente a uma casa de abrigo em Mitrovica, no Kosovo
Foto: AP

A expulsão de Dibrani após sua família não conseguir obter asilo político testou a capacidade de Hollande para lidar com a questão da imigração ilegal, uma fonte de crescente frustração pública na França. Estudantes protestaram para exigir que a estudante de 15 anos de idade fosse autorizada a voltar, mesmo com as pesquisas de opinião mostrando que a maioria dos franceses queria que a família ficasse fora do país.

Uma pesquisa do jornal semanário JDD mostrou que o índice de aprovação de Hollande tinha afundado a 23 por cento, o nível mais baixo de sua presidência e batendo recordes de baixa popularidade estabelecidos pelo seu antecessor de centro-direita Nicolas Sarkozy.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade