Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Apartamento desaba em Paris durante festa com cerca de 50 pessoas e deixa vários feridos

Um apartamento em um prédio residencial de seis andares, em Paris, onde cerca de 50 pessoas participavam de uma festa, desabou sobre o andar inferior na noite de sábado (17) para domingo (18), deixando um ferido grave e cerca de outros 15 com ferimentos leves, informou o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Pública de Paris.

18 jan 2026 - 13h52
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Por volta da meia‑noite, o piso do quinto andar de um edifício residencial localizado no número 34 bis da rua Amelot, no 11º distrito da capital francesa, cedeu e caiu sobre o andar de baixo. "Segundo o último balanço atualizado junto aos bombeiros, haveria 14 pessoas em estado de urgência relativa e uma pessoa em estado de urgência absoluta. Esta última foi levada ao hospital", informou no início da tarde de domingo a promotoria de Paris. De acordo com os bombeiros, cinco pessoas ficaram soterradas sob os escombros antes de serem resgatadas.

Mais de 100 bombeiros foram mobilizados após desmoronamento de apartamento em Paris (imagem ilustrativa).
Mais de 100 bombeiros foram mobilizados após desmoronamento de apartamento em Paris (imagem ilustrativa).
Foto: AFP - LUDOVIC MARIN / RFI

A Secretaria de Segurança Pública de Paris detalhou, por sua vez, que uma pessoa sofreu parada cardiorrespiratória, mas pôde ser reanimada e foi imediatamente hospitalizada em estado de urgência absoluta, além de 16 pessoas encaminhadas ao hospital.

Cerca de 145 bombeiros, com 45 veículos, além de diversas ambulâncias, foram mobilizados. Arquitetos de segurança da Secretaria de Segurança Pública também estiveram no local. Segundo as primeiras constatações, o desabamento é de origem "estrutural" e não está relacionado a um vazamento de gás, informaram os bombeiros.

Foi realizado "o escoramento do quarto andar e a verificação do conjunto. A estrutura do edifício não foi danificada pelo desabamento do piso", indicou a Secretaria de Segurança Pública. "Os prédios vizinhos foram evacuados durante a intervenção das equipes de resgate, mas os moradores puderam retornar a partir das 4h", acrescentou o comunicado.

"Foi aberta uma investigação para apurar as causas dos ferimentos", informou a promotoria de Paris. 

Infiltração pode estar na origem do acidente

Na manhã deste domingo, em entrevista à rádio Franceinfo, Antoine Cardon, arquiteto de plantão da Secretaria de Segurança Pública, afirmou que uma "infiltração" pode estar na origem do acidente. Cerca de 60 m2 dos 100 m2 do apartamento teriam cedido sob os pés das pessoas na festa.

Segundo o síndico do condomínio, o prédio não apresentava problemas estruturais. "Não temos nenhum alerta sobre o estado do edifício, nenhum registro de rachadura, nenhum vazamento de água de que tenhamos conhecimento. [Também não há] nenhum processo relacionado à sua manutenção ou a um sinistro de grande porte", listou o síndico Gilles Frémont ao jornal Le Parisien.

No entanto, ele lembra que se trata de um prédio antigo. "É um edifício com mais de 150 anos, com apartamentos pequenos. Mesmo que não houvesse nenhum alerta, a idade da construção é um fator importante", acrescentou o síndico.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade