Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Agricultores belgas realizam manifestação com tratores contra aprovação do acordo UE-Mercosul

Centenas de agricultores cercaram neste domingo (18) as ruas em torno do Atomium, um dos monumentos mais famosos de Bruxelas. Dirigindo tratores, eles protestaram contra a aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, ocorrida na véspera, em Assunção.

18 jan 2026 - 13h19
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 300 veículos estacionaram em torno da estrutura de metal gigante que é um dos símbolos da capital belga. O bloqueio, convocado por duas associações agrícolas, deve durar até o início da noite deste domingo, sob apelos de sindicalistas por uma demonstração pacífica.

Cerca de 300 tratores cercaram a região em torno do Atomium, em Bruxelas, neste domingo (18), para marcar a oposição dos agricultores contra a aprovação do acordo de livre comércio UE-Mercosul.
Cerca de 300 tratores cercaram a região em torno do Atomium, em Bruxelas, neste domingo (18), para marcar a oposição dos agricultores contra a aprovação do acordo de livre comércio UE-Mercosul.
Foto: AFP - EMILE WINDAL / RFI

Entrevistados pela imprensa belga, os participantes do ato expressaram sua oposição à assinatura do acordo que vai criar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo. Juntos, a União Europeia e o Mercosul representam cerca de 30% do PIB mundial e mais de 700 milhões de consumidores. 

No entanto, os agricultores europeus temem uma concorrência desleal dos produtos que chegarão da América do Sul, onde as normas ambientais são menos rigorosas do que na Europa. Muitos trabalhadores agrícolas também evocam o futuro da agricultura sustentável, devido à complexidade dos procedimentos administrativos e das atuais regulamentações que encarecem certos produtos no bloco.

O ato deste domingo ocorreu após um bloqueio de 36 horas nos arredores do aeroporto de Bruxelas. De quinta-feira (15) até a manhã de sábado (17), apenas caminhões puderam transitar pelo terminal de carga do local.

Protestos na França

Outras manifestações foram registradas pela Europa durante o fim de semana. Na França, agricultores realizaram no sábado uma marcha fúnebre em Chalon-sur-Saône, no leste do país. No mesmo dia, diante do zoológico de Beauval, no centro do país, dezenas de trabalhadores rurais protestaram dentro de jaulas improvisadas diante do local, explicando que a profissão vai se tornar "uma espécie em extinção".

A principal mobilização contra a assinatura do acordo está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (20), diante da sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no nordeste da França. Agricultores de toda a Europa devem atender à convocação, que tem o objetivo de pressionar os deputados europeus a acionar o Tribunal de Justiça da União Europeia, para atrasar a entrada em vigor do tratado.

A categoria considera que essa será a última batalha contra o acordo UE-Mercosul e espera ocupar as ruas de Estrasburgo com milhares de tratores. "A luta que precisa ser levada até o fim", diz o sindicato agrícola FNSEA, o maior da França, em um post nas redes sociais.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade