PUBLICIDADE

Europa

Estudante mata colega a facadas durante aula na Finlândia

A vítima sofreu ferimentos graves no tórax e foi transferida de helicóptero para o hospital, mas morreu pouco depois

24 out 2014 - 12h26
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Ambulância é vista em frente ao colégio onde um estudante morreu a facadas
Ambulância é vista em frente ao colégio onde um estudante morreu a facadas
Foto: Twitter

Um estudante finlandês matou nesta sexta-feira a facadas um colega durante a aula em uma instituição de ensino em Utsjoki, no norte da Finlândia, informou a polícia.

O agressor, um homem de aproximadamente 30 anos, que cursava o ensino médio para adultos, foi detido pouco depois do incidente sem resistência, divulgou a imprensa local.

A vítima sofreu ferimentos graves no tórax e, após ser atendida de urgência no próprio instituto, foi transferida de helicóptero para o hospital mais próximo, mas morreu pouco depois, segundo os médicos que a atenderam.

Por precaução, a polícia evacuou o centro educativo e uma creche próxima. Uma investigação já foi iniciada para esclarecer os motivos do ataque.

É dito que o preso e a vítima viviam no mesmo dormitório estudantil até o primeiro ter sido expulso há pouco tempo por causar problemas. Ainda não se sabe se esse fato tem relação com o homicídio.

Utsjoki é um município situado na Lapônia, na fronteira com a Noruega, com cerca de 1.260 habitantes, quase a metade da etnia sami.

Esse é o quinto incidente violento nos últimos sete anos em instituições de ensino da Finlândia, país que dispõe de um dos melhores sistemas educacionais do mundo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE).

O primeiro ocorreu em novembro de 2007, quando um estudante de 18 anos, Pekka-Eric Auvinen, matou oito pessoas com uma pistola em Jokela, perto de Helsinque, antes de atirar na própria cabeça.

Dez meses depois, Matti Saari, um estudante de hotelaria de 22 anos, matou dez pessoas a tiros em um centro de formação profissional de Kauhajoki, no oeste da Finlândia, e depois se suicidou.

Em março de 2012, um jovem de 23 anos iniciou um tiroteio em um colégio de ensino médio de Orivesi, perto de Tampere. O episódio acabou sem vítimas e o agressor foi detido.

O último incidente grave ocorreu há um ano, em uma escola de formação profissional de Oulu, na costa oeste da Finlândia, quando um rapaz de 16 anos feriu gravemente com uma faca três colegas e um inspetor. Os quatro sobreviveram ao ataque.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade