Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Espanha tem 14 aeroportos fechados, inclusive Barcelona

19 abr 2010 - 10h04
(atualizado em 19/4/2010 às 14h15)
Compartilhar

Quatorze aeroportos espanhóis, entre eles o de Barcelona (nordeste), foram fechados neste domingo pelo menos até as 20h locais (15h de Brasília), devido à nuvem de cinzas vulcânicas, anunciou um porta-voz da autoridade de aviação civil espanhola, AENA.

Barcelona é o segundo maior aeroporto da Espanha depois do de Madri, no centro do país, que não foi afetado pelo fechamento. No início da manhã, a AENA decidiu fechar os aeroportos de Barcelona, Gerona, Reus, Sabadell (Catalunha, nordeste), Asturias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria (País Basco), Pamplona e Logroño.

Ao meio-dia, o organismo gestor dos aeroportos e de navegação aérea na Espanha decidiu fechar outros três aeroportos pelo avanço da nuvem de cinzas: os de Mallorca e Menorca, nas Ilhas Baleares, e o de Lleida (nordeste).

Erupção

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajokull em um mês começou na última quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 km na atmosfera. Uma fissura de 500 m apareceu no topo da cratera. O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira. Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas.

O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa. Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos. A Islândia é localizada em uma região propensa a erupções vulcânicas.

Caos aéreo provocado por vulcão continua na Europa:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra