PUBLICIDADE

Europa

Espanha: maquinista de trem deixa hospital e é acusado de homicídio

27 jul 2013 - 08h46
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O maquinista Francisco José Garzón, do trem que descarrilou na última quarta-feira em Santiago de Compostela, na Espanha, recebeu neste sábado alta médica e foi levado a uma delegacia, onde foi comunicado de que é acusado por um crime de homicídio por imprudência. Ao menos 78 pessoas morreram na tragédia.

"Desde as 19h40 (14h40 de Brasília) de quinta-feira está em condição jurídica de detido por supostos crimes de homicídio por imprudência", disse o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, em uma coletiva de imprensa em Santiago de Compostela, antes de acrescentar que o condutor "recebeu alta e já está na delegacia".

O ministro adiantou que o condutor do trem, que se negou a falar com a polícia, será colocado no domingo à disposição do juiz. "As 72 horas (limite de detenção policial antes de ser colocado à disposição de um juiz na Espanha) terminam às 19h40 de domingo e passará então à disposição judicial", afirmou Fernández Díaz.

Pouco antes, ao visitar o local do acidente perto da entrada de Santiago de Compostela, o ministro do Interior espanhol havia afirmado que "há indícios razoáveis para considerar que possa ter uma eventual responsabilidade no que ocorreu, que deverá ser determinada, em todo o caso, pelo juiz e pela investigação que está aberta pelas autoridades do Fomento e pelas autoridades técnicas competentes".

Desde quinta-feira, as primeiras hipóteses apontavam para um excesso de velocidade como causa provável do acidente, embora o ministro tenha se limitado a afirmar a respeito que "há informações públicas nas quais não vou entrar" e tampouco tenha detalhado quais são os indícios que supostamente apontam para o maquinista.

Com informações das agências AFP e EFE

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade