Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Empresa italiana de cruzeiros tem histórico de acidentes

15 jan 2012 - 15h41
(atualizado às 15h55)
Compartilhar

A Costa Cruzeiros, empresa italiana responsável pelo navio que afundou na última sexta-feira próximo ao litoral sul da Toscana, na região central da Itália, protagonizou nos últimos anos uma série de acidentes com suas embarcações pelo mundo.

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

Em 26 de fevereiro de 2010, o Costa Europa bateu contra o píer do resort Red Sea enquanto aportava em Sharm el-Sheikh, no Egito. O navio, que sofreu danos do lado direito, transportava 1.473 passageiros para uma viagem de 18 dias entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Savona, na Itália. Com a força do impacto, três tripulantes, entre eles um brasileiro, morreram, e três passageiros e mais um membro da tripulação ficaram feridos. Na época, a empresa afirmou que o mau tempo havia provocado o acidente - ventava forte no momento.

De acordo com o jornal britânico Mirror, também em 2010 o Costa Classica colidiu com um navio cargueiro no rio Yang-Tsé, na China, ferindo três pessoas. A companhia alegou que o acidente foi causado por uma queda de energia.

No ano anterior, os 1.429 passageiros do Costa Atlantica tiveram de ser evacuados devido a um incêndio na casa de máquinas do navio. Ainda em 2009, tripulantes do Costa Europa quase se amotinaram por causa de problemas no motor da embarcação.

Em 2008, o Costa Concordia colidiu com as docas em Palermo, na ilha da Sicília, sul da Itália, por causa do mau tempo. No mesmo ano, a tripulação do Costa Atlantica foi criticada pelas autoridades britânicas após quase baterem em uma embarcação que transportava carros no Canal da Mancha. Segundo a publicação britânica, o canal tem um sistema de tráfego de duas mãos, e o navio italiano, que carregava 1.697 passageiros, estava no sentido contrário.

Na noite da última sexta-feira, o Costa Concordia saiu de Civitavecchia, na região de Roma, com cerca de 3,2 mil passageiros e 1 mil membros da tripulação para realizar uma viagem de sete dias pelo mar Mediterrâneo. Por volta das 22h (hora local, 19h em Brasília), no entanto, o navio bateu em uma rocha no litoral da ilha de Giglio, próximo ao litoral sul da Toscana, e sofreu danos que levaram a embarcação a adernar e afundar parcialmente. Os passageiros, que jantavam no momento, foram evacuados pela tripulação.

Até a tarde deste domingo, cinco mortos haviam sido confirmados, entre eles um tripulante peruano e dois turistas franceses. Os feridos somavam cerca de 40, e onze passageiros e sete tripulantes permaneciam desaparecidos. A companhia americana Carnival Corporation, proprietária da Costa Cruzeiros, expressou no sábado "profunda tristeza" com o naufrágio, que considerou uma "terrível tragédia".

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

Botes de resgate se aproximam no navio
Botes de resgate se aproximam no navio
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra