Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Em homenagem, pirâmides egípcias ganharão cores de França, Rússia e Líbano

15 nov 2015 - 17h17
Compartilhar
Exibir comentários

As pirâmides egípcias serão iluminadas na noite deste domingo com as cores das bandeiras da França, da Rússia e do Líbano, como forma de homenagear "às vítimas inocentes" que morreram recentemente, incluindo os mais de 200 cidadãos russos que estavam no avião que caiu na Península do Sinai há duas semanas.

Os milenários monumentos recebem a nova iluminação a partir das 21h30 locais (17h30 em Brasília). A França será homenageada devido à série de ataques terroristas ocorridos na sexta-feira em Paris, que provocaram a morte de 129 pessoas e deixaram mais de 350 feridos.

Uma das pirâmides receberá as cores da bandeira libanesa, em solidariedade às vítimas do duplo atentado contra um reduto do grupo xiita Hezbollah em Beirute, que causou a morte de pelo menos 43 pessoas e 239 feridos na última quinta-feira.

Para lembrar os cerca de 200 turistas que morreram quando o avião da companhia Metrojet caiu na Península do Sinai, por causas que ainda estão sendo investigadas pelas autoridades, as pirâmides de Gizé também ganharão as cores da bandeira russa.

Os ministérios de Antiguidades e Turismo do Egito são responsáveis pela iniciativa, que será acompanhada por uma vigília e uma marcha simbólica pela avenida que leva às pirâmides, que ficam ao sudeste do Cairo, capital do país.

Os organizadores quiseram equiparar todas as vítimas, apesar de não haver confirmação oficial de que o avião russo foi alvo de um ataque terrorista, como afirmam os Estados Unidos e o Reino Unido.

A Wilayat al-Sina, filial egípcia do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), garantiu que derrubou o avião, mas não há provas de que a organização de fato causou a queda da aeronave. Já os massacres de Paris e Beirute levam o selo da matriz do EI.

Várias outras cidades do mundo mostraram solidariedade com a França nas últimas 48 horas. Em Nova York, por exemplo, a antena do One World Trade Center, reconstruído após os atentados de 11 de setembro de 2001, ganhou as cores da bandeira francesa. O mesmo ocorreu com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade