Cura de enfermeira: o milagre atribuído a João Paulo II
1 abr2011 - 10h04
(atualizado em 1/5/2011 às 09h05)
Compartilhar
A cura inexplicável de uma religiosa francesa que sofria de mal de Parkinson foi o que abriu caminho para a beatificação do Papa João Paulo II, morto em 2005 após um longo calvário provocado justamente pelas consequências da doença. A freira francesa, Marie Simon-Pierre, enfermeira de profissão, segundo a Congregação para a Causa dos Santos, curou-se inexplicavelmente depois de orações e pedidos dirigidos a João Paulo II, poucos meses após a morte do pontífice.
Trabalhadores preparam a região do Circus Maximus, em Roma, para vigília marcada para este sábado. O Papa João Paulo II será beatificado neste domingo, no Vaticano
Foto: AP
Para a beatificação, primeiro passo no longo caminho até a canonização, é preciso demonstrar que o candidato a santo intercedeu por um milagre. Marie Simon-Pierre, na época com 40 anos, trabalhava em um hospital de Aix-en-Provence, no sul da França, quando foi diagnosticada em 2001 com Parkinson. Em 2007, a religiosa decidiu contar à imprensa como havia melhorado "milagrosamente" depois que a doença se agravou, em 2005, ano da morte de João Paulo II.
Após dias de orações e pedidos de toda a comunidade ao papa polonês, Marie Simon-Pierre conta ter deixado de sentir os sintomas da doença na madrugada entre os dias 2 e 3 de junho. "Eu me senti completamente transformada (...). Senti que estava curada", contou. O caso da freira, que viu João Paulo II uma única vez em 1984, foi submetido à análise da Congregação da Causa dos Santos, que examinou e aprovou o milagre, após consultas junto a um conselho de especialistas médicos e teólogos. O processo sofreu atrasos porque a congregação vaticana fez questão de considerar qualquer possível objeção, submetendo o caso a vários peritos.
De acordo com o monsenhor Slawomir Oder, encarregado da documentação para a canonização de João Paulo II, a religiosa enferma seguiu o conselho de sua madre superiora, que sugeriu que ela escrevesse em um pedaço de papel o nome de João Paulo II. Depois de uma "súplica extrema" e ao longo de uma "noite de pregação", Marie Simon-Pierre teria então se curado, segundo Oder, entre os documentos que comprovam o milagre, estão exemplos da caligrafia da religiosa antes e depois da cura misteriosa. "A mudança na letra é impressionante: de ilegível a normal", afirmou.
Para não deixar dúvidas sobre a confiabilidade de seu depoimento, a religiosa se submeteu também a um exame psiquiátrico, contou Oder. O prelado explicou ter escolhido o milagre da francesa entre outros atribuídos a João Paulo II para demonstrar que o papa sentia na própria pele "a batalha pela dignidade da vida".
Em 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI aprovou "as virtudes heroicas" de Karol Wojtyla - João Paulo II. O processo de beatificação foi iniciado por Bento XVI dois meses depois da morte de seu predecessor, um prazo excepcionalmente breve. Durante as dezenas de homenagens fúnebres a João Paulo II na praça de São Pedro, em Roma, milhares de fiéis clamaram pela canonização do pontífice. Uma vez beatificado, é preciso provar que João Paulo II intercedeu em um segundo milagre para que seja canonizado.
Papa é retratado em miniaturas
Foto: AFP
Cães farejadores são usados para fazer a segurança do local
Foto: AFP
Vaticano se prepara para cerimônia de beatificação
Foto: AFP
Fiéis posam em frente a banner com foto do João Paulo II
Foto: AFP
Dezenas de pessoas lotam as imediações do Vaticano
Foto: AFP
Fiéis enfrentam chuva para assistir à beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Devotos cantam próximos ao Vaticano
Foto: AFP
João Paulo II é lembrado em souvenirs
Foto: AFP
Turistas chegam de bicicleta ao Vaticano, em Roma
Foto: AFP
Foto: Terra
Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, chega a Roma para assistir à beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Pôster de João Paulo II é pendurado no Circus Maximus, que receberá vigília coletiva neste sábado, um dia antes da beatificação do Papa
Foto: AP
Paramilitares italianos patrulham o rio Tiber, em frente à Basílica de São Pedro, em Roma, às vésperas da beatificação de Karol Wojtyla
Foto: AP
Trabalhadores preparam a região do Circus Maximus, em Roma, para vigília marcada para este sábado. O Papa João Paulo II será beatificado neste domingo, no Vaticano
Foto: AP
Policiais romanos coordenam trânsito em rua próxima ao Vaticano; espera-se a vinda de um milhão de peregrinos para o domingo
Foto: EFE
Peregrinos passeiam pela praça de São Pedro, no Vaticano, às vésperas da beatificação de João Paulo II
Foto: EFE
Foto: Terra
A Praça de São Pedro já está preparada para a cerimônia de beatificação de João Paulo II, que ocorre neste domingo
Foto: AP
Peregrinos fazem fila para entrar na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Centenas de pessoas foram ao Vaticano neste sábado para visitar a Basílica de São Pedro
Foto: AP
Coral de apresenta na Praça de São Pedro
Foto: AP
Uma mulher passa diante de cartazes gigantes com a foto de João Paulo II em Cracóvia, na Polônia
Foto: AP
Fiéis enfrentam frio romano para participar da vigília prévia à beatificação de Wojtyla
Foto: Reuters
Peregrinos fazem vigília próximo à Basílica de São Pedro
Foto: Reuters
Fiéis seguram fotos de João Paulo II enquanto rezam em Roma
Foto: Reuters
Freira segura uma vela enquanto reza durante vigíla em Roma
Foto: Reuters
Fiéis católicos fazem vigília no Circo Massimo, centro de Roma, a espera da beatificação de João Paulo II
Foto: EFE
Crianças também participam da mobilização de fiéis em Roma
Foto: Reuters
Na Polônia, terra natal de João Paulo II, fiéis também rezam na véspera da beatificação do Papa
Foto: EFE
Em Varsóvia, na Polônia, devotos realizam vigília a espera da beatificação do Papa Wojtyla
Foto: EFE
Foto: Terra
Cerimônia reunião centenas de milhares de devotos
Foto: AFP
Religiosos acompanham cerimônia de beatificação
Foto: AFP
Papa Bento XVI acena para fiéis
Foto: Reuters
Imagem do agora beato João Paulo II
Foto: AFP
Beatificação reuniu mais de mais de um milhão de peregrinos vindos de várias partes do mundo
Foto: AFP
Papa Bento XVI passa entre os fiéis
Foto: AFP
Sangue de Karol Wojtyla é levado para altar
Foto: AFP
A freira francesa Marie Simon-Pierre ajudou a levar sangue do beato para altar
Foto: AFP
Religiosos acompanham chegada de Bento XVI
Foto: AFP
Premiê Silvio Berlusconi acompanhou cerimônia de beatificação
Foto: AFP
João Paulo II comandou a Igreja Católica de 18 de outubro de 1978 até 2 de abril de 2005
Foto: AP
A praça de São Pedro, em Roma, ficou lotada de devotos
Foto: AP
Foto: AP
Imagem de João Paulo II foi exposta durante cerimônia
Foto: AP
Fiéis cantam durante beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Imagem mostra praça de São Pedro lotada
Foto: AP
Freira aplaude cerimônia de beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Devota se emociona
Foto: AP
Papa proclamou João Paulo II beato diante de 1 milhão de fiéis
Foto: Reuters
Caminhões estacionados em posições estratégicas nas ruas que circundam a Basílica de São Pedro distribuem gratuitamente laranjas, maças, cenouras e sucos
Foto: LeandroDemori / Especial para Terra
O Papa Bento XVI celebra a beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Papa Bento XVI beija taça onde foi posto o sangue de João Paulo II
Foto: AFP
Caixão com os restos de João Paulo II foi colocado perante o Altar da Confissão da Basílica de São Pedro
Foto: AFP
Bento XVI reza na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Freira beija caixão de João Paulo II
Foto: AP
Religioso beija caixão de João Paulo II na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Dezenas de jornalistas fazem cobertura da beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, participou da missa realizada na beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Religiosos se protegem do sol com jornais
Foto: AP
Papa Bento XVI reza diante de caixão com restos mortais de João Paulo II
Foto: Reuters
Cardeais acompanham Bento XVI em oração
Foto: Reuters
Papa Bento XVI abençoa devotos
Foto: AP
Papa cumprimenta presidente da Itália, Giorgio Napolitano
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Freira mostra imagem de João Paulo II
Foto: AP
Padres presenciam momento de beatificação
Foto: AFP
O príncipe Felipe de Borbón e sua mulher Letizia Ortiz acompanharam cerimônia
Foto: Reuters
Caixão de João Paulo II ficará exposto para a visitação de fiéis
Foto: Reuters
Cerimônia reuniu mais de 1 milhão de fiéis
Foto: AP
João Paulo II foi beatificado neste domingo no Vaticano
Foto: AP
A cerimônia de beatificação foi presidida por Bento XVI e concelebrada por todo o colégio cardinalício
Foto: AFP
Fiéis poloneses tremulam bandeiras com imagem de João Paulo II em missa na Praça de São Pedro, no Vaticano
Foto: AFP
Milhares de pessoas se reúnem em frente a Praça de São Pedro no dia seguinte a beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Foto: Terra
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados.