PUBLICIDADE

Europa

Contra acidentes, prefeito búlgaro espalha 50 kg de açúcar nas estradas

29 mai 2015 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de uma cidade da Bulgária, Nova Zagora, derramou 50 quilos de açúcar nas estradas para "afastar os maus presságios" depois de vários acidentes graves, anunciou a prefeitura.

"Esta iniciativa é baseada em uma antiga crença de que os maus presságios são afastados se as estradas forem polvilhadas com açúcar", indicou o prefeito em um comunicado.

Quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram e seis ficaram feridas em acidentes em menos de uma semana perto de Nova Zagora, uma cidade de cerca de 25.000 habitantes, localizada no centro da Bulgária.

Para afastar a má sorte, "o prefeito Nikolay Grozev ordenou que as principais estradas da região fossem polvilhadas com 50 kg de açúcar", disse a prefeitura.

A televisão pública BNT mostrou o prefeito espalhando açúcar em uma estrada, uma ação interpretada pela imprensa como uma operação de comunicação em vista das eleições municipais no próximo outono.

Tabu em tempos comunistas, a superstição tornou-se generalizada ao longo dos últimos 25 anos na Bulgária, o país mais pobre da União Europeia.

A iniciativa do prefeito foi condenada pela influente Igreja Ortodoxa, a principal organização religiosa no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade