Câmara dos Comuns abandona tradicionais perucas para modernizar sua imagem
Os secretários da Câmara dos Comuns deixarão de usar suas tradicionais perucas brancas para modernizar a imagem do parlamento do Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira o presidente da casa, John Bercow.
O parlamento exibirá assim uma imagem menos "carregada e adusta", justificou Bercow, que ressaltou também que os deputados "ficarão encantados de saber que esta mudança economizará dinheiro em longo prazo".
Por outro lado, os secretários, que informam o presidente da Câmara sobre assuntos normativos e constitucionais, continuarão vestindo togas para "distinguir-se como especialistas em procedimentos parlamentares".
O presidente da Câmara dos Comuns destacou perante os deputados que a mudança de aparência é uma medida que conta com um apoio "arrasador" entre os secretários.
O parlamentar conservador Gerald Howarth afirmou, no entanto, que a vestimenta dos secretários, que se manteve intacta "durante séculos", é "fundamental para a dignidade da Câmara".
"Deveríamos debater isto", opinou Howarth, que qualificou a medida como uma "ordem executiva" por parte da presidência.
Bercow rejeitou a proposta do deputado conservador e salientou que a decisão sobre as mudanças de vestiário, que corresponde ao presidente, já está tomada.
O presidente da Câmara dos Comuns argumentou ainda que as perucas estiveram presentes no parlamento pouco mais de "um par de séculos", mas durante "muitos séculos antes" não tinham sido usadas.