PUBLICIDADE

Europa

Bruxelas cancela fogos e todas as festas de Ano Novo

30 dez 2015 - 18h41
(atualizado em 31/12/2015 às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, decidiu nesta quarta-feira cancelar os fogos de artifício e todas as festividades planejadas para a celebração do Ano Novo no centro histórico de Bruxelas. O prefeito tomou esta medida depois da notícia de que ontem as forças da ordem belgas frustraram com detenções de supostos terroristas um possível atentado em "vários locais emblemáticos" da capital na noite do dia 31.

O espetáculo de fogos de artifício aconteceria sobre o céu da praça De Brouckère, em pleno coração da capital belga. Apenas os mercadinhos de Natal no centro funcionam normalmente, segundo a rede de televisão pública francófona RTBF.

Mayeur tomou esta decisão com base no último relatório do Órgão de Coordenação para a Análise das Ameaças (OCAM) e na reunião mantida hoje pelo Centro de Crise da Bélgica, que lhe indicou que "o risco é grande". O prefeito também efetuou consultas com o ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon.

O prefeito de Bruxelas garantiu que a polícia estará presente no centro da cidade para zelar pela segurança de todos aqueles que queiram sair às ruas.

Em Bruxelas, da mesma forma que em todo o resto da Bélgica, segue em vigor o nível três de alerta terrorista de quatro possíveis, e a polícia e os militares seguem patrulhando as principais avenidas da cidade.

Mayeur ressaltou que a medida não significa que tudo estará fechado amanhã na capital belga. "Os restaurantes, os bares, os salões de festa particulares permitirão ao povo celebrar" o Ano Novo, destacou, ao mesmo tempo em que admitiu que a decisão de cancelar todas as festividades foi "difícil".

No entanto, as implicações econômicas da medida preventiva serão grandes para o setor da hotelaria, onde já se notou uma diminuição forte das reservas nos restaurantes pela ameaça terrorista que paira sobre a capital.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, apoiou a decisão do prefeito, ao afirmar que é "justa, levando em conta as informações que recebemos". Em entrevista à RTBF, salientou que ele e seu governo permanecem em Bruxelas e que não sairão de férias em meio à ameaça terrorista.

Hoje mesmo foi efetuada uma nova detenção relacionada com os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris e na terça-feira se soube através da procuradoria federal belga que as forças de segurança conseguiram frustrar vários atentados em lugares "emblemáticos" de Bruxelas e detiveram diversos suspeitos.

Dois dos detidos, Mohammed Karay, de 27 anos, e Saïd Souati, de 30, ainda estão sob custódia da polícia, que garante que eram membros do clube bruxelense "Kamikaze Riders", segundo o jornal belga La Dernière Heure.

As forças de segurança realizaram várias batidas no domingo e na segunda-feira na região de Bruxelas e de Liège, assim como no Brabante Flamengo, durante as quais apreenderam vários objetos, principalmente material informático, vestimenta de treino militar e material de propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade