Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Biblioteca do Vaticano exibe raridades e permite manuseio

9 nov 2010 - 16h21
Compartilhar

Os apreciadores de livros antigos, pergaminhos e ilustrações poderão simular que são pesquisadores e estão tocando alguns dos documentos mais raros do mundo numa nova exposição dos tesouros da Biblioteca do Vaticano.

Cópias de livros raros e antigos expostos na Biblioteca do Vaticano e que poderão ser tocados pelo público
Cópias de livros raros e antigos expostos na Biblioteca do Vaticano e que poderão ser tocados pelo público
Foto: Reuters

Não há necessidade de levar luvas brancas de algodão; elas serão fornecidas pela biblioteca a fim de aumentar a sensação de autenticidade, embora os documentos que poderão ser tocados sejam fac-símiles de alta qualidade.

A exposição, que será aberta ao público na quarta-feira, na Praça São Pedro, recria uma miniversão dos afrescos da Biblioteca Vaticana, que abriga mais de 1,6 milhão de livros raros, manuscritos, moedas, primeiras edições e lacres de cera.

Entre os fac-símiles de documentos passíveis de serem tocados estão os manuscritos do Borgianus Latinus, missal de Natal feito para o papa Alexandre VI, que se tornou Pontífice em 1492, no mesmo ano em que Colombo descobriu a América. Outro fac-símile é uma edição da Divina Comédia, de Dante, de 1564.

Alguns originais também estarão expostos, mas não poderão ser tocados, incluindo uma página do Alcorão do século VII.

A exposição - chamada "Conhecer a Biblioteca Vaticana: uma história aberta ao futuro" - fica na Ala Carlo Magno, no lado esquerdo da colunata na Praça São Pedro e permanecerá aberta até o dia 31 de janeiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra