Balsa incendiada chega ao porto italiano de Brindisi
Autoridades da Itália iniciarão uma investigação para esclarecer as causas do desastre e verificar se não há mais corpos a bordo
O "Norman Atlantic", a balsa incendiada no domingo entre Grécia e Itália e na qual morreram pelo menos 11 pessoas, chegou nesta sexta-feira ao porto italiano de Brindisi (sul).
A embarcação chegou ao porto às 12h35 local (8h35, em Brasília) após realizar uma travessia de mais de 20 horas desde a baía de Vlore (Albânia), onde permaneceu nos últimos dias à espera de melhores condições do mar.
A balsa foi detida durante algumas horas nas proximidades do porto enquanto as autoridades efetuavam uma perícia prévia para assegurar seu acesso.
Em breve será realizada a operação de atraque.
Uma vez toque o porto, as autoridades da Itália iniciarão uma investigação para esclarecer as causas do desastre e verificar que não há mais corpos a bordo, um dos "temores" da Promotoria de Bari, encarregada de estudar o caso.
Este medo deriva da hipótese provada de que em seu interior, além das cerca de 500 pessoas registradas, viajavam também alguns clandestinos como os três já resgatados -dois afegãos e um sírio- durante a operação de salvamento.
Os números oficiais apontam que no fato morreram 11 pessoas, apesar de dois corpos não terem sido encontrados.
Além disso, outros dois trabalhadores de nacionalidade albanesa morreram durante as tarefas de amarração da embarcação, à deriva perante o litoral da Albânia.
O fato ocorreu na madrugada do domingo, quando um incêndio atingiu algum ponto da embarcação que realizava o trajeto entre o porto heleno de Patras e o italiano de Ancona.
Autoridades da Grécia, Albânia e Itália realizaram uma operação de resgate dos cerca de 500 passageiros que viajavam a bordo, que durou 36 horas e que foi dificultada pelas muito adversas condições meteorológicas nesse área do Adriático.
A promotoria italiana já interrogou o comandante da embarcação, Argilio Giacomazzi, e a imprensa italiana informou que outros membros da tripulação são investigados pela gestão na evacuação da balsa.